Polícia de Itapetininga realiza campanha de desarmamento
terça-feira, 25 de setembro de 2012Os altos índices de violência com uso de arma de fogo no país preocupam a sociedade e também a polícia. Uma forma encontrada para reduzir esses números é a campanha do desarmamento. Quem entrega a arma recebe uma gratificação.
A polícia disponibiliza dois pontos de coleta em Itapetininga (SP). A indenização paga por arma recebida varia entre R$ 100 e R$ 300.
O capitão da Polícia Militar na cidade, Francisco Gomes Junior, conta que, antes do morador se deslocar até o ponto para entregar a arma, ele deve preencher um protocolo, com senha e valor a receber. Apenas com esse documento que o cidadão poderá transportar a arma sem ter problemas.
“A pessoa pode acessar o site da Polícia Federal e preencher uma guia de trânsito. Se o morador for abordado sem esse documento, ele pode ser preso por porte ilegal de arma”.
O policial diz que se a pessoa não tiver acesso à internet, ela pode ir até o Batalhão da Polícia Militar e solicitar a guia. Mas avisa que “ele deve ir sem a arma. Assim que tiver a guia em mãos, o cidadão poderá se deslocar para a entrega”.
Segundo estatísticas da polícia, o Brasil é o quarto país no ranking de mortes por arma de fogo. A campanha tem o objetivo de reduzir os números desse crime.
O capitão da PM relata que para entregar a arma, não há problemas se o morador não tiver o registro dela ou se estiver com a numeração raspada. “Ninguém será questionado por isso”, diz.
Desde o início da campanha, em maio de 2011, já foram recolhidas 54,4 mil armas e 226 mil munições em todo o país. As armas recolhidas são entregues ao Exército, que fica responsável pela destruição do material.
Francisco informa que as mortes por arma de fogo no país, em um período de 10 anos, foi maior que da Guerra Civil de Angola. “Entre 1997 e 2007, mais de 550 mil pessoas morreram no país. Na Guerra Civil de Angola, foram registradas menos de 400 mil mortes”, finaliza.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Rapaz de 19 anos morre em acidente de moto em Itapetininga
- Prefeitura de Itapetininga capacita para o mercado de trabalho e para a geração de renda
- Itapetininga: UNB realiza aula inaugural na próxima sexta feira
- Workshop Teatro de Fantoches em Itapetininga
- Prefeitura de Itapetininga abre licitação para construção de ciclovia