Procon orienta consumidores sobre compras de Natal em Itapetininga
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos pode trazer bons descontos a consumidores, afirma o coordenador da Fundação e Defesa do Consumidor de Itapetininga (SP), Juvenal Larotonda. Segundo ele, há também outros procedimentos que podem garantir melhores preços no momento das compras.
Comprar com antecedência dá ao consumidor tempo para pesquisar preços. “O ideal é fazer a pesquisa de preços porque eles não estão tabelados e o consumidor sempre vai achar desconto entre uma loja e outra”, disse Larotonda. “É importante gastar sola de sapato e pesquisar, pois o consumidor pode economizar e presentear mais pessoas.”
Para ele, outra forma de conseguir preço menores é guardando o folheto publicitário que informa o valor da oferta. “O consumidor pode ir até outra loja e tentar o desconto. Funciona”, afirmou.
Para quem pretende presentear crianças com brinquedos nas festas de Natal, o técnico recomenda atenção. Ele afirma que os estabelecimentos comerciais são obrigados a manter uma unidade do brinquedo para demonstração de funcionamento. Também é necessário, conforme ele, ficar atento ao selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante maior segurança do produto às crianças. “É necessário ainda verificar à qual faixa etária o produto se destina”, disse.
Consumidores que optarem em comprar presentes via internet, devem ficar atentos ao prazo de entrega, pois muitos acabam recebendo os produtos após as festas natalinas.
O coordenador do Procon de Itapetininga recomenda ainda que os consumidores solicitem e mantenham as notas fiscais. “Ela comprova que você adquiriu o produto e pode ser usada em uma eventual reclamação e na declaração de impostos nas área de saúde e educação”, disse ele.
Troca
Quem descobrir um defeito no produto após a compra ou quiser fazer trocas, deve procurar o estabelecimento comercial onde efetuou a compra até 72 horas após ter oficializado o negócio.
“As lojas costumam fazer trocas, mesmo de vestuário, desde que o produto esteja com a etiqueta”, afirmou o coordenador.
O consumidor que se sentir lesado deve procurar a unidade do Procon da cidade onde reside. Em Itapetininga, ela fica na Rua José Bonifácio, 543, Centro. O telefone é o (15) 3271-0356.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Prefeitura assume administração do Hospital Regional de Itapetininga
- Prefeitura de Itapetininga inicia plano de recuperação de ruas
- Manifestantes pedem punição aos agressores de animais em Itapetininga
- Obras de Celso Ricardo serão expostas no Centro Histórico Cultural de Itapetininga
- Produtores de tomates têm prejuízos na região de Itapetininga