Chuva na madrugada de terça deixou rastro de estragos em Itapetininga
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011Mais uma semana começa com fortes chuvas e uma lista de estragos na cidade. Atibaia amanheceu um caos nesta terça-feira. Córregos transbordaram, ruas ficaram totalmente alagadas, carros boiavam em alguns pontos, a Delegacia central precisou cancelar o expediente, casas foram invadidas pela água que atingiu, em alguns bairros, quase a altura dos telhados. A forte chuva que começou por volta das 19h30 de segunda e seguiu intensa durante a madrugada foi a responsável pelo cenário devastador. A Prefeitura decretou ontem situação de emergência.
Diferente da semana passada, desta vez os mais atingidos não foram os bairros que margeiam o rio Atibaia (estes também castigados). Locais como Kanimar e Parque das Nações ainda enfrentam problemas, já que o rio Atibaia, que estava próximo aos 3 metros (limite para extravasamento) na manhã de segunda, voltou a subir, chegando aos 4,07 metros às 6 horas de ontem (11) e em 4,21 metros às 15h40.
A chuva que varou a madrugada causou transbordamento de córregos, inundando áreas onde não se imaginava a possibilidade de enchentes. Um exemplo é a Avenida Joviano Alvim. O córrego do Piqueri transbordou, inundando a Delegacia Central e o Ciretran. Também entrou água na base do Corpo de Bombeiros.
O mesmo córrego foi o responsável pela inundação do Jardim Brasil (que fica abaixo do nível da Rua Gaspar Camargo), onde na manhã de terça era possível ver apenas o teto dos carros que estavam em ruas e garagens do bairro, devido à altura a que chegou a água. O supermercado Compre Bem também foi invadido pela água.
O transbordamento do córrego Itapetinga, que muda de nome na Joviano Alvim para Piqueri, inundou o circo instalado na Joviano Alvim e ruas próximas à Alameda Lucas Nogueira Garcez. Nas ruas que ficam atrás da danceteria Allegro, por onde passa o córrego, os moradores foram pegos de surpresa pela água a maioria não teve tempo de salvar móveis e objetos. Carros também foram atingidos.
Segundo nossa reportagem apurou, além destes locais citados houve inundações do CTB, Recreio Estoril, Jardim Sueli, Portão, Caetetuba (a entrada do bairro estava inundada, não sendo possível a passagem de veículos na manhã de terça), Imperial e Alvinópolis II.
A Prefeitura não confirmou a informação e diz que as equipes estão em campo para apurar todos os pontos atingidos. Houve pontos de alagamento na Jerônimo de Camargo e na Rodovia Fernão Dias, na altura do km 43. A Fernão Dias chegou a ficar interditada nas faixas 1, 2 e no acostamento do km 43, onde havia um ponto de alagamento na pista sentido São Paulo. Por volta das 9h30 de ontem a pista foi liberada. O usuário, no entanto, enfrentava 13 km de lentidão, do km 43 ao km 30, durante a manhã.
Fonte: O Atibaiense
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Restauração do Centro Cultural de Itapetininga é iniciada
- Comércio é área que mais cresce em contratações em Itapetininga, SP
- Escolas da região de Itapetininga terão oficinas de empreendedorismo
- Fatec Itapetininga promoverá curso para preenchimento da declaração do imposto de renda
- 'Super Férias' é atração durante o recesso escolar em Itapetininga