Cresce o número de funcionários efetivados em Itapetininga
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013De acordo com dados da Associação Comercial de Itapetininga (SP), as contratações temporários de fim de ano na cidade terminaram com a efetivação de pelo menos 15% dos trabalhadores.
O número na cidade está equiparado aos números registrados no país. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário apontam que, no fim de 2012, foram contratados 157 mil funcionários temporários. O número corresponde a 7% a mais do que o total de 2011.
Os trabalhadores que conquistaram as vagas efetivas comemoraram. Esse é o caso de Alessandra Aparecida Silva, a funcionária do setor de embalagem de uma fábrica de chocolates de Itapetininga, que iniciou na empresa como temporária. Ela afirma que ao chegar para o trabalho estava nervosa. “Não sabia se iria ficar ou se sairia assim que terminasse o contrato. Agora com a efetivação, vamos em frente”, diz.
De acordo com o proprietário da fábrica, Marco Antônio Aurichio, próximo ao fim do ano foram selecionados 35 funcionários temporários. Desses, nove, incluindo a embaladeira Alessandra Silva, foram contratados. Aurichio explica que a maioria chegou sem experiência, por isso, passaram por treinamento e se destacaram. “Temos que criar a mão de obra porque não existe especialização neste setor aqui na região. Então, aqueles que se dão melhor ficam porque a fábrica está sempre precisando de mais gente”, comenta.
No setor de calçados e vestuários, também houve contratações. A vendedora Michele Aparecida Santos conta que sempre trabalhou por conta própria comercializando lingerie. No fim do ano, passou por uma seleção de uma loja do centro da cidade. Após o contrato de trabalho temporário, foi finalmente efetivada. Segundo Santos, este é o primeiro registro em carteira. “É uma segurança começar o ano com emprego”, diz.
Outra vendedora que comemora a efetivação é Mayumi Oba. Ela conquistou o emprego fixo depois de 20 dias de trabalho como temporária. “Antes eu estava desempregada. A efetivação foi uma surpresa, eu não esperava”, diz.
Segundo o presidente da Associação Comercial de Itapetininga, Quirino Pinto Neto, a contratação desses funcionários é bastante positiva. “É muito bom porque o temporário é contratado para suprir uma demanda da loja, ou seja, um bom atendimento ao público”, comenta.
A gerente de loja, Léia Machado, acredita que a economia do país tem contribuído para aumentar as vagas para trabalhadores fixos. “Acreditamos que a economia vai crescer, vai se aquecer ainda mais. E com isso, crescem também os empregos. Consequentemente, gerando empregos na cidade será muito bom porque terá mais renda sendo distribuída para vários setores”, analisa.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Banco do Povo de Itapetininga aumenta linhas de crédito e reduz taxas de juros
- Motociclista é atropelado após queda e morre em rodovia de Itapetininga
- Moradores reclamam de estrada sem pavimento em Itapetininga
- Moradores reclamam da falta de limpeza em ruas de Itapetininga
- Prefeitura de Itapetininga inaugura Praça de Exercícios do Idoso