Pães devem ter aumento de preço nas padarias de Itapetininga
terça-feira, 22 de janeiro de 2013O preço do pão deve passar por reajuste. O motivo, segundo os comerciantes, é a alta do dólar que elevou o custo da farinha de trigo importada.
De acordo com o comerciante Carlos Eduardo Larotonda, a alta na farinha tem sido registrada nos últimos dois meses. Ele garante que o preço ao consumidor ainda não foi reajustado porque há estoque do produto nas padarias.
Larotonda explica que a maior parte do trigo vem de fora do país, por causa da qualidade do produto. Com a alta do dólar e a quebra na safra da Argentina, principal fornecedora para o Brasil, os moinhos que comercializam a matéria-prima importada já querem negociar um valor maior. De acordo com ele, a próxima compra deve ficar mais cara. “O valor da farinha no mercado externo já subiu mais de 40%. Isso, agregado ao aumento do dólar, o aumento real para nós chega a 50% no valor da saca. Os moinhos são empresas internacionais e não temos muitas opções. Além disso, os fornecedores de farinha com os quais trabalhamos são fornecedores Premium e não há muita negociação com eles”, comenta.
Para o consumidor, o aumento vai pesar no bolso. Para o comerciante Pedro Paulino Sobrinho, por ser um dos alimentos mais consumido no Brasil, o pão deveria ser mais barato. “Ele vai ficar mais pesado na balança”, diz.
A aposentada Luzia Bergamin concorda com a opinião de Sobrinho e garante que não tem como diminuir o consumo devido ao preço. “Não dá para cortar o consumo, então, acabaremos pagando mais caro”, diz.
Fonte: G1