Prefeitura de Itapetininga construirá Parque do Conhecimento
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011A tecnologia está cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes. A cada dia, os pequenos e jovens utilizam mais cedo, desses artifícios para se comunicar, brincar ou usar de ferramenta no aprendizado.
Atualmente o mundo se baseia em novas ciências e tecnologias. Para as pessoas se desenvolverem utilizando os benefícios que a tecnologia pode oferecer, devem estar alfabetizados cientificamente.
Esse processo de desenvolvimento implica em novas metodologias e novos espaços direcionados exclusivamente para introduzir o ser humano com o mundo globalizado. Os museus e espaços interativos são uma dessas formas, capazes de introduzir as crianças e até mesmo os adultos no mundo científico e tecnológico.
Para fomentar o ensino tecnológico no município, a Prefeitura de Itapetininga, trabalha na elaboração do Projeto da Escola Municipal de Difusão Científica e Tecnológica, que levará o nome de “Parque do Conhecimento de Itapetininga”.
Para a construção do projeto em Itapetininga, além de buscar parcerias e exemplos bem sucedidos, a Administração Municipal conheceu projetos como o Cata Vento, Estação Ciência da USP, ambos em São Paulo, Museu de Ciências e Tecnologia, da PUC, do Rio Grande do Sul, Sabina de São Caetano do Sul e o Pavilhão do Conhecimento, de Lisboa.
Na cidade, o Parque do Conhecimento, terá como intuito contribuir com o estímulo do conhecimento científico e a difusão da cultura científica e tecnológica entre os cidadãos. Além disso, o espaço funcionará em paralelo ao dia a dia escolar do aluno em parceria na construção do conhecimento dos estudantes da rede municipal de ensino e de toda a comunidade escolar.
O projeto atenderá principalmente os alunos da Rede Municipal que conta hoje com aproximadamente 14.000 alunos nas 73 unidades de ensino, sendo 30 de Ensino Infantil e 42 unidades de Ensino Fundamental, algumas delas com ensino em tempo integral.
O centro disponibilizará atividades de arte e ciência, promoverá oficinas experimentais para facilitar a compreensão do mundo das ciências, desenvolverá uma temática diversificada interligando várias ciências como: biologia, química, física, matemática e astrologia. O espaço também capacitará professores do ensino fundamental e médios, atualizando os profissionais e incentivando-os a levar para a sala de aula atividades lúdicas e mais prazerosas para o aprendizado do aluno.
A iniciativa da Prefeitura de Itapetininga receberá o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia- Secretaria de Ciências e Tecnologia para Inclusão Social- Departamento de Difusão e Popularização Ciência e Tecnologia, Associação Amigos da Ciência, Estação Ciência da USP, Instituto de Física- Universidade de São Paulo, Conselho Municipal de Educação de Itapetininga, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Ciências e Tecnologia- Cientec, SENAC, SENAI, SESI, Instituto Federal de São Paulo- IFSP, Faculdade de Tecnologia- FATEC e ETEC- Escola Técnica Professor Edson Galvão.
Fonte: Prefeitura de Itapetininga