Conveniados ao Iamspe continuam sem atendimento em Itapetininga
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013Após a Prefeitura de Itapetininga decretar intervenção no Hospital Regional da cidade, os funcionários públicos do estado estão sem atendimento na unidade. O hospital passou a ser administrado pelo poder municipal depois da prisão de responsáveis pela entidade que fazia a gestão da unidade, o Sistema de Assistência Social e Saúde na Cidade de Itapetininga (SAS). Os representantes são investigados por desvio de verbas públicas.
Ao assumir a administração, a prefeitura cancelou todos os convênios médicos que tinham contrato com o SAS, entre eles, o convênio com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Publico do Estado de São Paulo (Iamspe).
A técnica em enfermagem Salete Aparecida Castilho conta que é conveniada ao Iamspe. Ela afirma que todos os meses são descontados R$ 110 do salário dela para garantir o atendimento médico. No entanto, quando passou pelo hospital regional com sintomas de gripe não houve assistência. “Me disseram que não havia médico para atender aos convênios e que era para eu procurar o pronto-socorro para passar pelo médico do SUS”, conta.
A enfermeira ainda cuida de um idoso de 90 anos acamado. Segundo Castilho, ele também tem o convênio do Iamspe e uma vez por mês precisa ir ao hospital para trocar a sonda que usa para se alimentar. Da última vez que ele precisou de atendimento não conseguiu usar o convênio. “Ele ficou muito nervoso e levantou. Foi difícil segurá-lo. Pelo nervosismo, ele queria ir embora. Tivemos lá três vezes só este mês. E daqui uns 20 dias teremos que voltar de novo. E ainda continua sem médico para atender ele também”, conta.
A prefeitura informou que está em negociação para viabilizar que sejam firmadas parcerias com os convênios médicos. Desde o último 23 de janeiro, o hospital passou a ser administrado pelo Instituto Social Varti, de Mogi das Cruzes (SP). A empresa foi contratada em caráter emergencial. Os contratos com convênios ainda não foram fechados.
O Iamspe confirmou que está negociando com a prefeitura para firmar novo contrato e restabelecer o mais rapidamente possível o atendimento aos conveniados no Hospital Regional de Itapetininga. A recomendação da entidade até que seja firmado novo contrato é que os usuários procurarem atendimento hospitalar nas santas casas da cidade de Tatuí, Capão Bonito e em Sorocaba (SP). Em caso de dúvidas, os conveniados devem entrar em contato com o Ceama de Sorocaba. Os telefones são (15) 3217-3144, 3217 3179 ou 3222-3145.
Fonte: G1