Produtores rurais discutem sobre associativismo em Itapetininga
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013O associativismo e o cooperativismo foram assuntos discutidos em um encontro de agricultores realizado na última segunda-feira (25) em Itapetininga.
O evento promovido pelo Sindicato Rural da cidade, em parceria com o Sebrae, reuniu produtores e presidentes de associações rurais da região.
Durante o evento, o consultor do Sebrae, Guilherme Campos, abordou os temas e explicou sobre a importância da união no setor agropecuário. “Hoje o tema principal é mostrar a força do trabalhado conjunto, mostrar o potencial que os agricultores têm para se organizar, comprar e vender em conjunto. Queremos tentar mobilizar essas forças para que eles consigam um benefício comum, pois fazer tudo sozinho fica mais difícil”, explica.
No evento na cidade de Itapetininga ainda foram debatidas as dificuldades encontradas no campo. A implantação de projetos em conjunto também teve destaque no encontro. O presidente da Associação de Plasticultores e Pequenos Produtores do bairro dos Rodrigues, Jairo Carneiro, destacou o projeto de desenvolvimento rural sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado. O projeto, segundo o governo do estado, tem como principal objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado de São Paulo, ampliando as oportunidades de emprego e renda, a inclusão social, a preservação dos recursos naturais e o bem-estar da comunidade.
Ainda segundo informações do plano do projeto, ele busca fortalecer a posição dos agricultores familiares nas cadeias produtivas e reforçar sua capacidade de negociação coletiva com os operadores do mercado, para aumentar a competitividade da agricultura familiar paulista, melhorando simultaneamente a sustentabilidade ambiental. “Esse projeto é bancado pelo banco mundial com 70% junto ao governo do estado, 30% de contra partida do bolso do produtor”, diz Carneiro.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Itapetininga, Amaury Xavier, o objetivo do sindicato rural foi motivar os agricultores a trabalhar em conjunto e conseguir melhores resultados nas produções. “Essa reunião tem uma importância básica, principalmente, de agrupar os produtores para organizarem-se para constituir uma força produtiva, uma força comercial”, ressalta.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Movimento na rodoviária de Itapetininga, SP, aumenta 50%
- Itapetininga: Tarifas de transportes terão reajustes a partir de quarta-feira
- Mãe denuncia o filho por tráfico de entorpecentes em Itapetininga
- Empresas de dedetização em Itapetininga, SP, faturam com calor
- Sem mercado, laranjas apodrecem na região de Itapetininga