Pista de skate é reformada por voluntários em Itapetininga
terça-feira, 5 de março de 2013Um grupo de skatistas de Itapetininga (SP) resolveu reformar a pista de skate da cidade por conta própria. Para isso, se uniram e pediram apoio à comunidade e iniciaram a reforma na cidade de Itapetininga.
A pista fica ao lado do ginásio Ayrton Senna. O local era usado pelos skatistas para treinamentos. Alguns deles participam de competições e precisavam de um espaço adequado para se preparar.
O skatista Garcia Rodrigues conta que a pista estava cheia de buracos. Além disso, os obstáculos também precisariam ser adequados dentro dos padrões exigidos atualmente nas grandes competições. “A gente vinha pedindo, mas ninguém fazia nada. Foi então aí que resolvemos fazer os reparos”, diz.
O educador físico e skatista Thiago Albuquerque conta que a iniciativa foi tomada em dezembro de 2012 quando foi criado o grupo intitulado NewFace com o objetivo de fazer mudanças na pista que estava muito velha. Albuquerque destaca que o espaço estava perdido. “Tinha virado ponto de encontro de pessoas que vinham ao local para usar drogas e para beber. Enquanto isso, os skatistas ficavam sem espaço para treinar. Para quem quer concorrer em campeonatos, por exemplo, não tinha condições de treinar na pista”, ressalta.
Ele conta que a falta de uma boa pista prejudica o desenvolvimento da categoria na cidade. “Muitos skatistas participam de campeonatos. São pessoas que vão representar a cidade fora, ou seja, estão levando o nome da cidade junto com eles. Se não tiverem um lugar adequado para treinarem, chegam nas competições e farão feio”, destaca.
O jovem afirma que quando o grupo decidiu tomar a iniciativa, passou a promover eventos para arrecadar verbas. Além de campeonatos, muitos participantes do grupo deram dinheiro do próprio bolso, além de conseguir apoio da comunidade que também fez doações.
Segundo os skatistas, cerca de 150 pessoas usam a pista. Eles desmancharam o que consideram que esteja em pior estado e contrataram um pedreiro para terminar o serviço.
Para o voluntário William Caetano, que também é skatista, o objetivo é transformar a pista em um espaço de encontros e treinamentos. “O skate é um esporte que está crescendo muito no Brasil, então, a gente só quer um lugar onde possamos ficar à vontade e trazer a família. A pista estava largada. Agora vai ficar novinha em folha. Vai dar para brincar bastante aqui ainda”, comenta.
Fonte: G1