Polícia Ambiental divulga balanço da piracema na região de Itapetininga
terça-feira, 5 de março de 2013A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Itapetininga (SP) divulgou o balanço de ocorrência durante o período da piracema que terminou no último 28 de fevereiro.
Desde o novembro de 2012, quando houve o início da piracema, foram aplicados aproximadamente R$ 10 mil em multas por pesca irregular.
De acordo com o subtenente da PMA, Flávio Antônio Silva, durante 120 dias de fiscalizações os policiais fizeram patrulhamento por rios da região. “Nós patrulhamos embarcados mais de 380 horas pelos rios Itapetininga, Paranapanema, rio Jacu, rio Guareí, rio Apiaí-Guaçu e seus afluentes, além das represas Chavantes e Jurumirim, em Paranapanema (SP)”, ressalta.
A piracema é a época em que os peixes formam grandes cardumes e sobem os rios para desovar e se reproduzir. O objetivo da piracema é garantir que os peixes nativos da região procriem. Durante o patrulhamento, policiais ambientais verificaram se os pescadores respeitaram o período da piracema.
Segundo o subtenente, foram registradas dez infrações de pesca que totalizaram aproximadamente R$ 10 mil em multas, quatro redes foram apreendidas, em um total de 150 metros e um barco também foi recolhido. As pessoas flagradas cometendo pesca irregular, além de receberem multas, irão responder um processo criminal. “A pessoa vai ser levada para a delegacia na cidade de Itapetininga e responder por um crime que pode pegar de um a três anos de prisão”, afirma.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Moradores de Itapetininga estão preocupados com frequentes furtos
- Bancários fazem paralisação em agências na região de Itapetininga
- Menores são apreendidos com drogas em Itapetininga
- Empresa de energia elétrica abre vagas na região de Itapetininga, SP
- Prefeitura de Itapetininga orienta sobre emissão de alvarás