Sistema de gás natural para empresas é lançado em Itapetininga
terça-feira, 19 de março de 2013Empresários e representantes dos governos estadual e municipal participaram da cerimônia de lançamento do gasoduto em Itapetininga (SP). O sistema, que está em implantação na cidade, deverá ser concluído em dezembro de 2013 como 19 quilômetros de extensão.
De acordo com o presidente da concessionária responsável pela distribuição do gás natural na região sul do estado de São Paulo, Bruno Armbrust, o combustível na cidade de Itapetininga já está sendo usado em fase experimental há uma semana na cidade, apesar das obras ainda não estarem concluídas. Isso é possível porque a concessionária tem um sistema de distribuição do produto comprimido, que é transportado por meio de cilindros em carretas até uma estação de descompressão. “Itapetininga está no planejado para chegar o gás agora em 2013. Nós entendemos que Itapetininga é um município com uma base de industrialização importante, por isso, esperamos que com o gás a atratividade do município para a instalação de novas empresas seja ainda maior”, afirma.
Segundo a concessionária, o gás natural é mais barato do que outras fontes de energia. A diferença chega a 20%. Além de empresas, em breve, outros setores devem receber o produto.
De acordo com o gerente Luiz Carlos de Giácomo, devido ao melhor custo o gás natural é mais competitivo. “Dentro da matriz energética de uma empresa o gás natural é a fonte energética de menor custo, então ele é muito competitivo perante as outras fontes. Isso é importante para as empresas”, diz.
Os participantes da cerimônia fizeram uma visita às obras de instalação da tubulação de gás natural no bairro Bela Vista. Segundo o gerente de redes da concessionária, Lucien Biot, o gasoduto que chega a Itapetininga sai de um city-gate do gasoduto da Petrobras. “Nesta visita estamos mostrando a fase da obra atual que é a parte de abertura de vala, soldagem, montagem da coluna e depois o assentamento dessa coluna de tubos na vala para posterior aterro, compactação e fechamento final do trecho do gasoduto. Ele tem uma extensão de 19 quilômetros, é construído em uma tubulação de aço carbono com revestimento de polietileno”, explica.
Ainda segundo a empresa, o projeto de implantação de gasoduto deve abranger a região. O próximo município que deve receber o gás é Tietê (SP). De acordo com o subsecretário estadual de petróleo e gás, Ubirajara Sampaio de Campos, o gás natural é um energético que tem várias vantagens e é fundamental para prover a competitividade das indústrias. “Os municípios do Estado de São Paulo que pretendem atrair indústrias é primordial trazer o gás natural”, afirma.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Justiça Eleitoral faz diplomação de eleitos na região de Itapetininga
- Jovem capota carro em Itapetininga
- Programa Via Rápida Emprego está com inscrições abertas em Itapetininga
- PAT Itapetininga oferece vagas de trabalho
- Delegação de Santana de Parnaíba já está em Itapetininga para a disputa da 55ª edição dos Jogos Regionais