Escolas da região de Itapetininga terão oficinas de empreendedorismo
terça-feira, 2 de abril de 2013Estudantes de escolas estaduais da região de Itapetininga terão aulas sobre empreendedorismo. O curso na cidade de Itapetininga será aplicado aos sábados dentro do programa Escola da Família ou no contraturno das aulas regulares para estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
As oficinas ocorrerão por meio de uma parceria da Secretaria Estadual da Educação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em todo o estado, 1.467 educadores foram capacitados para as aulas, sendo 161 deles da região de Itapetinga e Sorocaba. Na região, as aulas ocorrerão em Itararé, Cidade Itapeva e Itapetininga.
De acordo com o Sebrae, o objetivo das oficinas é disseminar a cultura empreendedora e promover reflexões e debates sobre plano de negócios. Estudos feitos pela organização indicam que o empreendedor com mais escolaridade consegue enxergar melhor as oportunidades e contribui para aumentar as estatísticas do empreendedorismo feito com planejamento e risco calculado. Ainda segundo o Sebrae, pesquisa realizada pela por uma empresa de consultoria indica que no ano de 2012, 69% dos empresários começaram um negócio porque constataram uma oportunidade e apenas 31% empreenderam por necessidade.
Os interessados em participar das aulas sobre empreendedorismo podem procurar a unidade de ensino de sua preferência. As unidades participantes do Escola da Família podem ser consultadas no site do programa.
As oficinas
Cada grupo de alunos trabalhará temas específicos de acordo com o período escolar. Para os estudantes do 6º ano, o tema é “Eco Papelaria”. Os estudantes irão trabalhar questões relativas ao meio ambiente, relacionando esse tema aos tipos de negócios que envolvem papel reciclado e reutilização de materiais. Nesse processo, os estudantes aprenderão a criar produtos a partir de papéis reciclados, como caixas de presente, porta-retratos, cadernetas, entre outros.
Já para o 7º ano, será abordado “Artesanato Sustentável”. Serão elaborados produtos artesanais com o intuito de possibilitar o desenvolvimento do empreendedorismo e da criatividade dos alunos. Todos os itens do plano de negócios terão uma abordagem mais complexa e aspectos comportamentais como motivação, iniciativa, tomada de decisão e convivência em grupo.
Já para os estudantes do 8º ano, o assunto será “Empreendedorismo Social”, que tem como finalidade fomentar o potencial do jovem para a responsabilidade social, individual e coletiva, despertando-o para os problemas que acontecem na comunidade.
“Novas ideias, grandes negócios” é o tema da oficina para alunos do 9º ano. O objetivo é oferecer aos adolescentes a possibilidade de desenvolver e promover o próprio negócio, com criação de produto ou prestação de serviço, de acordo com as oportunidades observadas no bairro ou na cidade onde vivem, respeitando a cultura local e buscando contemplar algum benefício social para a comunidade.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Cartório de Itapetininga recebe 336 urnas para as Eleições 2012
- Escola técnica abre concurso público para professores em Itapetininga
- Itapetininga terá curso de Construtor Residencial
- Conferência Municipal de Saúde Controle Social: está em suas mãos acontece em Itapetininga
- Atletas do CCI participam do JORI em Itapetininga