Falta de prestação de contas atrasa salários de médicos em Itapetininga
segunda-feira, 13 de maio de 2013O atraso no pagamento dos salários de alguns médicos do Hospital Regional da Cidade Itapetininga foi tema de uma reunião entre vereadores e representantes da área da saúde na última sexta-feira (10).
O encontro entre a Secretária de Saúde e oito vereadores foi a portas fechadas na sede da prefeitura. Durante uma hora eles discutiram a situação de cerca de 20 médicos do hospital que ficaram sem receber os salários referentes ao mês de março.
De acordo com o vereador Marcelo Nanini, a prefeitura tem um contrato com uma entidade que administra a unidade médica na cidade, o Instituto Varti. Pelo contrato, o Instituto tem que pagar os médicos, as empresas prestadoras de serviços, fazer a prestação de contas à prefeitura mediante a apresentação dos recibos do INSS pagos. “Fazendo isso, a prefeitura de Itapetininga repassar o dinheiro ao hospital. Isso é uma segurança do dinheiro público. O que não era feito anteriormente. No entanto, houve um atraso de dois ou três dias no pagamento dos médicos e funcionários porque o Instituto não apresentou o INSS pago”, explica.
De acordo com a Secretaria de Saúde os médicos não foram pagos na data certa porque houve um atraso no repasse de verba do estado para o município. A falta de prestação de contas da prefeitura na área da saúde impossibilitou o recebimento do dinheiro. Segundo o secretário de saúde, Felipe Tibes Galvão, documentos que fizeram parte da investigação do Ministério Público sobre as supostas irregularidades da antiga entidade que administrava o hospital, o Sistema de Assistência Social e Saúde na cidade Itapetininga (SAS), não puderam ser enviados à Secretaria de Saúde do estado. “A gente devia uma prestação de contas ao estado. Nós não conseguimos entregar porque os documentos foram levados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) por supostas irregularidades do SAS. A partir do momento em que nós regularizamos, veio a verba do estado e nós repassamos para o instituto que hoje administra o hospital”, afirma.
O secretário alegou ainda que a situação está resolvida e que os pagamentos já foram feitos.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Campanha do Agasalho em Itapetininga beneficiou mais de duas mil famílias
- Itapetininga recebe etapa do Circuito Energia Correr e Caminhar para Viver Bem
- Etecs abrem inscrições em 22 cidades da região de Itapetininga
- Itapetininga: Hoje delegação chinesa conhece projetos de inclusão no município
- Sebrae realiza palestras em Itapetininga e São Roque