Famílias recebem ordem de despejo de terreno invadido em Itapetininga
terça-feira, 4 de junho de 2013Pelo menos 15 famílias do Jardim Dayse na cidade de Itapetininga (SP) correm o risco de ficar sem moradia. Há mais de 10 anos elas construíram casas em um terreno invadido e agora, a empresa responsável pela área conseguiu na Justiça a reintegração de posse.
O terreno ocupado pertence ao Departamento de Estradas de Rodagens, o DER. A empresa afirmou que prestará assistência às famílias que estão instaladas no local. Ainda segundo o DER, será feito um estudo em parceria com a comunidade para decidir o que será feito na área.
Segundo os moradores dos imóveis na cidade Itapetininga, uma notificação enviada pela Justiça determina que eles devem desocupar o local em um prazo de 10 dias, mas ninguém pretende deixar o que construiu para trás.
A família do estudante Danilo Santos de Oliveira, foi uma das primeiras a ocupar o local. Segundo ele, são 11 anos morando no mesmo lugar e a família não tem para onde ir. “Nós moramos em 13 pessoas aqui. Não temos condições de pagar aluguel ou ir para casa de parentes. A gente não sabe o que vai fazer”, diz.
O mecânico Dirnei Francisco Rodrigues afirma que investiu R$ 50 mil na construção da casa. Segundo ele, todos sabiam do risco de despejo. “Aqui estava parado e abandonado eu entrei aqui com a minha esposa”, explica Rodrigues.
A maioria das casas são de alvenaria. No local, não há infraestrutura básica e algumas das casas precisam fazer ligações diretas nas redes de água e esgoto da rua.
Ainda segundo Rodrigues, alguns moradores estão dispostos a a negociar os terrenos e pagar pelo valor mas ainda não conseguiram conversar com o DER.
A auxiliar de serviços gerais Isabel Cristina Martins Oliveira, também afirma que investiu R$ 60 mil na casa. Segundo a mulher, o terreno foi comprado de outra pessoa há dez anos e ela não sabia que o recibo de compra e venda entregue pelo vendedor não é garantia de posse. “Eu paguei pela casa e queria que fosse minha. Eu não invadi, eu comprei esse terreno”, conclui a mulher.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Menores são apreendidos com drogas em Itapetininga
- Santana de Parnaíba conquista terceira posição nos Jogos Regionais em Itapetininga
- Multas por infrações de trânsito crescem 10% em Itapetininga
- Ruas esburacadas e mato são alvos de reclamações em Itapetininga
- Acidentes causam morte de duas pessoas na região de Itapetininga