Pacientes do Iamspe continuam sem atendimento em Itapetininga
segunda-feira, 17 de junho de 2013Os funcionários públicos do estado SP, que são assistidos pelo convênio do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, o Iamspe, em Itapetininga, continuam sem poder realizar exames médicos.
Os pacientes eram aceitos no Hospital Regional de Itapetininga, mas desde janeiro a entidade suspendeu o atendimento aos convênios.
A acompanhante de idosos, Luciana Elisa Demarchi da Silveira, conta que precisou de atendimento médico há dois meses e só conseguiu agendar uma consulta na cidade de Sorocaba.
Agora, quem precisa ser atendido é o filho de seis anos, mas não consegue o agendamento. “Meu filho está com problema na vista e precisa passar em um oftalmologista, mas aqui não consigo consulta. É um caso urgente. Estão encaminhando para Sorocaba também”, explica.
O problema com os usuários do Iamspe começou em dezembro de 2012 depois da intervenção da prefeitura na administração do HR. A instituição passou a ser comandada pelo poder municipal depois da prisão dos responsáveis pela entidade que faziam a gestão, o Sistema de Assistência Social e Saúde na Cidade Itapetininga, o SAS. Os representantes são investigados pelo desvio de verbas públicas.
Em janeiro de 2013, o hospital passou a ser administrado pelo Instituto Varti e os atendimentos a convênios privados continuaram suspensos. Ao assumir a administração, a prefeitura cancelou todos os convênios médicos que tinham contrato com o SAS, entre eles, o convênio com o Iamspe.
As clínicas interessadas em prestarem o serviço ao convênio tiveram um prazo de dez dias para se cadastrarem, mas, segundo o próprio Iamspe, nenhuma empresa inscrita estava apta por falta de documentos. Um novo edital foi aberto nesta quinta-feira (13) e as clínicas terão até o dia 25 de junho para se credenciarem.
Até lá, os pacientes precisam de paciência. “Ficamos sem saber onde ir. Se for um caso de urgência uma criança pode morrer nas nossas mãos e a gente não vai ter atendimento nenhum”, conclui a acompanhante de idosos.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Itapetininga: 1ª Reunião de Trabalho para Criação do Núcleo Regional de Folclore
- Terrenos baldios são utilizados como depósito de lixo em Itapetininga
- Pães devem ter aumento de preço nas padarias de Itapetininga
- Moradores de Itapetininga estão preocupados com frequentes furtos
- Confira o que abre e fecha neste fim de ano na região de Itapetininga, SP