Itapetininga oferece merenda de qualidade a seus alunos
quarta-feira, 18 de maio de 2011Todos nós sabemos que quando o assunto é alimentação para as crianças, os pais têm que driblar a cara feia dos filhos que torcem o nariz para as comidas verdes, coloridas e saudáveis que aparecem nos pratos. O que eles querem mesmo são bolachas recheadas, salgadinhos, batata frita, lanches e todas aquelas comidas nem um pouco nutritivas.
Mas a alimentação saudável vai além do ambiente familiar, ela se estende até a escola. Oferecer uma alimentação nutritiva, com produtos de qualidade, verduras e legumes frescos, boas condições higiênicas foi uma forma encontrada pela Prefeitura de Itapetininga para obter melhores índices de aprendizagem para os alunos de toda a Rede Municipal e Estadual de Ensino que recebem a merenda escolar diariamente.
Todo o cardápio servido na Rede Municipal e elaborado por nutricionista é superior ao exigido pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que tem por objetivo suprir parte das necessidades nutricionais diárias dos alunos do sistema, a fim de contribuir para uma melhor aprendizagem e favorecimento da formação de bons hábitos alimentares em crianças.
Para o ensino infantil e creches, são servidas diariamente cinco refeições (desjejum, colação, almoço, lanche e jantar); para o Ensino Fundamental, duas refeições para as crianças que estudam no período da manhã (desjejum e almoço) e uma para as que estudam no período da tarde (jantar). No período integral são servidas quatro refeições (desjejum, almoço, lanche e jantar).
A prioridade dos cardápios é oferecer uma alimentação gostosa, variada e equilibrada, com quantidade e qualidade de alimentos que contemple parcialmente suas necessidades diárias de calorias, proteínas, vitaminas e minerais, além do incentivo a bons hábitos alimentares. Além disso, a alimentação escolar é adequada conforme a aceitação, desenvolvimento neuropsicomotor, safra, estações do ano, custo, equipamento, transporte e armazenamento.
Novos estímulos
Durante a última semana, na EMEF Therezinha Annunciato, foi desenvolvido um projeto, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, que teve como finalidade formar multiplicadores de ações referente ao tema alimentação saudável. No decorrer da semana, um grupo de alunos do 5º ano, acompanhados por uma nutricionista e uma equipe da Secretaria de Educação, participaram de diversas oficinas, dentre elas:
Oficina do conhecimento-
As crianças assistiram a um filme sobre o processo produtivo dos alimentos e após desenvolveram atividades relacionadas às frutas e hortaliças.
Oficina de culinária
Após higiene adequada das mãos e devidamente vestidos com avental e touca, as crianças elaboraram a montagem de sanduíche saudável e o espeto de fruta.
Oficina do saber
As crianças puderam ver, tocar e cheirar diversas frutas e legumes e após houve a brincadeira em que com os olhos cobertos tinham que adivinhar qual era a fruta.
Visita orientada à feira
Com objetivo de descobrir qual a relação entre quilo e preço de frutas e legumes, buscando o valor por unidade, objetivando a comparação com produtos consumidos por elas de baixo valor nutricional. Além disso, os alunos fizeram uma visita à cozinha industrial e participaram de uma gincana ao fim das atividades.
O projeto também se preocupou em esclarecer aos pais a importância de uma boa alimentação. Foi enviado às famílias um questionário que após respondido foi avaliado e conversado com os mesmos sobre os problemas diagnosticados na comunidade em relação ao consumo de sal, açúcar e óleo e a ausência de consumo de frutas e legumes.Todos os pais presentes receberam certificado de participação e kit com receitas saudáveis e aproveitamento dos alimentos.
Esse projeto piloto deverá ser incorporado e desenvolvido em toda a Rede Municipal. A Prefeitura de guia Itapetininga preocupa-se com a alimentação escolar, por isso todo esse processo é elaborado com cuidado por uma equipe especializada. Todas as etapas são muito importantes, desde a escolha ao manuseio e preparo da alimentação, priorizando sempre a qualidade, a aceitação e o valor nutricional.
Fonte: Prefeitura de Itapetininga
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Investimentos garantem a saúde bucal de moradores de Itapetininga
- Sebrae oferece oficina de marketing para negócios em Itapetininga
- Abertas inscrições para cursos do Via Rápida Emprego em Itapetininga
- Colisão de carros deixa mulher ferida em Itapetininga, SP
- Prefeitura de Itapetininga abre licitação para construção de ciclovia