Fundo Social de Solidariedade irá implantar “Escola de Moda” em Itapetininga
segunda-feira, 20 de junho de 2011Nos últimos anos, Itapetininga vem se despontando em toda região, como Polo Têxtil. Tal título se deve, ao número de estabelecimentos deste segmento existentes no município, aos investimentos realizados pela Administração Municipal para atrair empresas deste ramo e também devido ao fato, de o município possuir centros municipais que oferecem capacitação gratuita para esta área, formando mão de obra especializada.
Uma destas unidades municipais que oferecem cursos gratuitos direcionados a este setor é o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Itapetininga.
Desde 2008, visando a capacitação profissional, o Departamento oferece a toda população os cursos de costura industrial, nível básico e avançado, com enfoque para a geração de emprego e renda. Estima-se que mais de 300 pessoas já tenham passados por estes cursos no FSS.
Graças ao belo trabalho realizado pela equipe de Itapetininga na ministração destes cursos a população, Itapetininga foi contemplada com mais um importante projeto do FUSSESP ( Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), que visa a capacitação profissional para a geração de emprego, a “Escola de Moda”.
Na última quinta-feira (dia 9) a Presidente do Fundo Social de Itapetininga, Ângela Ramalho, esteve no Palácio dos Bandeirantes, juntamente com a Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lú Alckmin, para assinar um Protocolo de Intenções para a implantação deste importante projeto no município.
A “Escola de Moda” é um projeto de Qualificação Profissional desenvolvido pelo FUSSESP juntamente com a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, disponibiliza cursos nas áreas de roteiro de costura(modelagem, corte e costura),bijuteria, confecção de caixas,bordados em linha e pedraria, crochê e patchwork.
Os cursos da “Escola de Moda” serão gratuitos e destinados às pessoas com mais de 18 anos. As aulas devem acontecer de segunda à sexta-feira, quatro horas por dia, durante dois meses (seis semanas de aulas e duas semanas de oficina). Durante as aulas eles irão aprender sobre história da moda, técnicas sobre o curso escolhido, no caso de Itapetininga, o curso de costura industrial, além de desenvolverem peças seguindo as tendências do mercado.
Conforme a Diretora do FSS de Itapetininga, Aline Augusta, devido o município já estar desenvolvendo cursos desta área já algum tempo, Itapetininga irá receber mais 10 máquinas de costura industrial, para dar continuidade a capacitação que já ministrada, além de todo material e a capacitação para os monitores do município e também de toda região, que Itapetininga será responsável. Além disso, através da “escola de Moda” os alunos vão ter alimentação, receber o material didático, o uniforme e o vale-transporte, mais o bolsa-auxílio no valor de R$210,00, tudo a encargo do FUSSESP.
Para a Presidente do Fundo Social, Angela Ramalho, Itapetininga receber este projeto é um presente para todos, “O nosso município ser contemplado com mais este programa do FUSSESP e será escolhido para ser Polo Regional da” Escola de Moda” é um reconhecimento a todo trabalho desenvolvido pela equipe do Fundo Social, que desde 2005, trabalha para de inserir pessoas de baixa renda e desempregadas do nosso município no mercado de trabalho. Estamos muito contentes, com tudo isso”, comentou.
Fonte: Prefeitura de Itapetininga
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Máquinas caça-niqueis são apreendidas em Itapetininga, SP
- Sebrae realiza palestras em Itapetininga e São Roque
- Bolsa Universidade tem 159 vagas na região de Itapetininga
- Parque Municipal São Francisco está abandonado em Itapetininga
- Economista de Itapetininga, SP, orienta sobre pagamento de contas