Rino Mania chega às ruas de Itapetininga hoje
terça-feira, 20 de setembro de 2011A Rino Mania vai transformar os espaços urbanos em savanas artísticas. No dia 20 de setembro, amanhecerão nas ruas de São Paulo 60 esculturas de rinocerontes de fibra de vidro, especialmente decoradas por artistas selecionados. As esculturas vão colorir as ruas de maior movimentação, shoppings e estações de metrô da capital paulista até o dia 20 de outubro. Os endereços da exposição estão no site rinomania.com.br. Outras 15 peças participam de uma exposição itinerante que começou pela cidade guia de Itapetininga e passará por outras 10 cidades brasileiras até dezembro.
A Rino Mania envolve, ainda, 125 escolas públicas municipais, seus professores e estudantes. Eles estão desenvolvendo um projeto socioambiental que trabalha os conceitos de planejamento, trabalho em equipe, discussão em torno de temas socioambientais e de animais e extinção, enquanto pintam pequenas esculturas de rinocerontes “filhotes”.
O projeto foi inspirado na Rhino Mania, realizada na cidade de Chester, na Inglaterra, com realização da Wild in Art, empresa que trabalha em prol da disseminação da arte e da sua implementação em ambientes educacionais.
Exposições dos artistas
O Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), localizado na capital paulista, foi o ponto de partida da exposição. As 60 esculturas da exposição paulista ficaram no MUBE de 14 a 18 deste mês e estarão nas ruas de São Paulo de 20 de setembro a 20 de outubro.
Os 15 rinocerontes que participam da exposição itinerante passam pelas cidades onde estão instaladas unidades fabris e florestais do patrocinador do projeto: Agudos, Lençóis Paulista, Itapetininga, Botucatu e Jundiaí, no interior de São Paulo, Taquari e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Uberaba e Estrela do Sul, em Minas Gerais, Cabo de Santo Agostinho (PE) e João Pessoa (PB). Ao final do projeto, a Duratex, empresa que realiza a Rino Mania, leiloará as esculturas. Os recursos captados serão destinados a instituições sociais.
Exposições dos alunos
O projeto da Rino Mania envolve 125 escolas públicas municipais de 11 cidades brasileiras, seus professores e estudantes. Mais de 4 mil alunos do Ensino Fundamental, sob a orientação dos professores, pintarão esculturas de rinocerontes “filhotes”, que serão expostas e depois doadas às escolas.
Os principais objetivos do projeto educacional são conscientizar professores e alunos sobre a preservação de animais ameaçados de extinção no Brasil e no mundo, estimular a imaginação das crianças e o interesse pela aprendizagem da arte, além de disseminar a identidade cultural da região, aproximando a decoração do rinoceronte dos aspectos sociais e culturais mais relevantes da comunidade escolar envolvida.
Fonte: Portal InteligeMcia
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Itapetininga recebe etapa do Circuito Energia Correr e Caminhar para Viver Bem
- Itapetininga oferece merenda de qualidade a seus alunos
- Inscrições para estágio no Acessa Escola terminam nesta sexta-feira em Itapetininga
- Adolescentes envolvidos com tráfico cresce em Itapetininga
- Santana de Parnaíba conquista terceira posição nos Jogos Regionais em Itapetininga