Itapetininga: PF desarticula quadrilha que desviava cartões de crédito
sexta-feira, 11 de novembro de 2011A Polícia Federal desarticulou uma quadrilha especializada em clonagem e furto de cartões bancários e de crédito que seriam entregues pelos Correios. Foram presas 36 pessoas no Estado de São Paulo. A cidade de Itapetininga, agentes da PF de Sorocaba prenderam um técnico de informática e recolheram máquinas de cartões e equipamentos de clonagem conhecidos como “chupa-cabra”. A Operação Crédito Fácil cumpriu ontem 58 mandados de busca e 42 de prisão em cidades da Grande São Paulo, Itapetininga e Limeira. Participaram 250 policiais. Em Itapetininga além da prisão do técnico de informática, agentes cumpriram três mandados de busca, segundo o Setor de Comunicação Social da PF. O nome do técnico não foi divulgado.
A quadrilha também atuava na falsificação de cheques, de acordo com a PF. Com os cartões desviados de pelo menos quatro centros de triagem dos Correios, os criminosos faziam transferências bancárias, pagamentos de boletos bancários e compras. Funcionários dos Correios envolvidos no esquema receberiam cerca de R$ 200 por cartão desviado. Dos 36 presos, quatro trabalhavam nos Correios. O prejuízo causado pela quadrilha somente com o desvio de cartões da Caixa Econômica Federal – de janeiro de 2010 até outubro de 2011 – supera os R$ 4 milhões, informa a PF. Esse valor pode triplicar somando-se as fraudes realizadas com cartões de outros bancos.
A Justiça Federal decretou o bloqueio de ativos financeiros e veículos dos envolvidos. As investigações fazem parte do Projeto Tentáculos, uma parceria entre a Caixa Federal, o Ministério Público Federal e a PF. Um programa de computador (software) especialmente desenvolvido ajuda na investigação de fraudes bancárias. Os mandados de busca e prisão foram expedidos pela 1.ª Vara Federal Criminal de São Paulo. Os investigados respondem pelos crimes de furto qualificado, estelionato, receptação, formação de quadrilha, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. Se condenados, podem pegar penas de um a 12 anos de prisão.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Alunos com deficiência continuam sem ir às aulas em Itapetininga
- Vinte e três máquinas caça-níqueis são apreendidas em Itapetininga
- Itapetininga: Curso desperta interesse em permanecer no campo
- Programa Via Rápida Emprego está com inscrições abertas em Itapetininga
- Fortes chuvas e ventos causam estragos na região de Itapetininga