Itapetininga, SP, enfrenta problemas com cemitério superlotado
segunda-feira, 28 de novembro de 2011A Câmara Municipal de guia Itapetininga, interior de São Paulo, propõe medidas para superar o problema da superlotação do único cemitério público da cidade, o São João Batista. O presidente da Câmara, Fuad Isaac, sugere a exumação dos corpos de antigos túmulos que estão abandonados para que as covas sejam ocupadas novamente. Com mais de 120 anos de idade, o cemitério itapetiningano tem cerca de 10 mil jazigos e já chegou à sua capacidade limite.
“É urgente discutir esta questão e criar um novo cemitério municipal”, afirma o presidente do Legislativo. A Câmara enviou um requerimento à Prefeitura pedindo regulamentação que solucione o problema no São João Batista.
De acordo com a administração do cemitério, há cerca de 200 túmulos antigos e que estão em estado de abandono. A ideia de Isaac é que os restos mortais destes jazigos sejam realocados em gavetas que foram construídas para esta finalidade, mas ainda estão vazias.
Também preocupado com esta questão, o cirurgião dentista Antônio Carlos Pereira acredita que as sepulturas deveriam ser ocupadas temporariamente. “Apoio a ideia da exumação, desde que se respeitem as famílias. Acredito que a melhor forma de resolver este problema é pré-determinar o tempo de sepultamento dos finados”.
No cemitério são feitos três enterros por dia em média. As famílias que não são proprietárias de jazigos precisam sepultar seus parentes no sistema de gavetas municipal e após três anos de sepultamento os restos mortais são levados para o ossário da cidade.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Aumenta o número de acidentes de trânsito em Itapetininga, SP
- Criação de empregos de janeiro a março em itapetininga é a melhor dos últimos anos
- Parque ecológico será reaberto em Itapetininga
- Acidente deixa caminhoneiro levemente ferido em Itapetininga
- Dois incêndios em Itapetininga assustaram moradores