Adolescentes envolvidos com tráfico cresce em Itapetininga
domingo, 21 de novembro de 2010O índice de menores envolvidos com o tráfico tem assustado as autoridades de Itapetininga. De acordo com o delegado Reginaldo Mendes da Costa, titular da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Itapetininga, os traficantes de drogas têm recrutado constantemente menores de idade para efetuar o comércio de entorpecentes, contando, justamente, com a “impunidade” que a lei teoricamente fornece aos adolescentes infratores.
Ele explica que, o pouco tempo de permanência na Fundação Casa, levam os marginais a usarem os menores para vender o entorpecente. “Enquanto a pena do adulto vai de 5 a 15 anos, a do menor no máximo pode chegar a 3 anos”, explica o delegado.
Nesta semana, policiais da Dise, detiveram dois menores de 15 e 16 anos, que integravam uma quadrilha que traficava drogas, em uma rua do Jardim Vieira de Moraes, em Itapetininga. Após a realização de campana perto do local onde ocorria o tráfico, policiais civis, surpreenderam uma usuária comprando drogas. Os policiais filmaram toda a ação da quadrilha.
Com um mandado de busca em mãos, os policiais abordaram E.A.S.P., de 32 anos, L.A.R.P., de 22, M.W.L., de 21, P.S.H., de 20, e os dois adolescentes. Com a quadrilha foram apreendidas 40,9 gramas de crack, R$ 440,80 em dinheiro e três celulares. Todos foram levados para a delegacia, onde a ocorrência foi registrada. Os menores foram autuados por ato infracional e os demais por tráfico de entorpecentes.
O delegado explica que se depara constantemente com casos em que adolescentes estão envolvidos com o tráfico de drogas. Há menores infratores que antes mesmo de completarem dezoito anos de idade, já possuem diversas passagens por um plantão policial, sendo que a impunidade os leva a fazer do tráfico de drogas um meio de vida.
Para o delegado, o envolvimento dos menores com o crime não se deve apenas ao vício. “Há também a vontade de ganhar dinheiro rapidamente, sem pensar que há consequências graves”, afirma. Ele explica que os menores que ficam iludidos pela falsa “oportunidade” de ter lucro fácil. “Eles agem dessa forma em razão da miséria onde vivem”, diz.
Fonte: Jornal Correio de Itapetininga
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Administração Municipal de Itapetininga realizará obras em diversos pontos da cidade
- Presos tentam matar detento em Itapetininga
- Central de atendimento é inaugurada pela Prefeitura de Itapetininga
- Ladrão é detido por moradores após roubo em Itapetininga
- Homem é autuado por posse ilegal de arma em Itapetininga