Sacolas plásticas não voltam a ser distribuídas em Itapetininga
segunda-feira, 5 de março de 2012A distribuição de sacolas plásticas continua suspensa em lojas em guia de Itapetininga, no inteiro de São Paulo, mesmo após liminar que derrubou a lei municipal que proibia essas embalagens desde setembro de 2011 no comércio da cidade.
No início de fevereiro de 2012, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) acatou o pedido do Sindicato da Indústria de Material Plástico do estado, que aponta a inconstitucionalidade da lei municipal, e concedeu a liminar.
Apesar da decisão do TJ, os lojistas mantiveram a suspensão seguindo o exemplo da campanha estadual intitulada “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que é um acordo firmado entre o Governo do Estado e a Associação Paulistas de Supermercados (APAS). Mas segundo o supervisor do Procon, Thiago Zaguetto, a regra é válida apenas para os supermercados associados a Apas. Segundo ele, em Itapetininga existe apenas um.
No entanto, ainda de acordo o Procon, os estabelecimentos comerciais não são obrigados a oferecer a sacola ou qualquer tipo de embalagem. Segundo o órgão de defesa do consumidor, o que sempre existiu foi um costume de entregar as sacolas pra facilitar a vida do cliente. Portanto, os consumidores não podem exigir a entrega das sacolas em supermercados, lojas e padarias.
Em Itapetininga, antes de a lei municipal entrar em vigor, só os supermercados da cidade distribuíam mais de 6 milhões de sacolas plásticas por mês, de acordo com um levantamento realizado pela Câmara de Vereadores.
Para alguns consumidores, a retirada das embalagens trouxe mudança de comportamento. O aposentado Julio Rodrigues vai às compras prevenido. Ele leva de casa, duas sacolas retornáveis. “Isso é para eu não ter que ficar fazendo malabarismo com as compras”, brinca.
Mas há também quem ‘sente saudade’ das sacolinhas. A dona de casa Ismênia Silva leva para as lojas as embalagens para transportar as compras, mas afirma que gostava quando as sacolas eram distribuídas nas lojas. “Facilitava mais a vida da gente”, comenta.
O presidente da Câmara, Fuad Abrão, recorreu da decisão do TJ, mas os supermercados já afirmaram que irão manter o bloqueio as sacolas plásticas.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Inscrições abertas para prestadores de serviço do Iamspe em Itapetininga
- Fiéis de Itapetininga percorrem 230 km a pé até Iguape
- Calçadas irregulares dificultam a circulação em Itapetininga
- Prefeitura abre licitação para serviço funerário em Itapetininga
- Vice-prefeito de Itapetininga denuncia irregularidades em sessão na Câmara