Prorrogação da redução do IPI anima consumidores em Itapetininga
segunda-feira, 2 de abril de 2012Na última segunda-feira (26) o Governo Federal anunciou a prorrogação de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de linha branca. O prazo de redução ficará em vigor até 30 de junho. A prorrogação animou compradores e lojistas em Itapetininga.
De acordo com Ricardo Girardi, administrador de uma revenda de móveis e eletrodomésticos de Itapetininga, comparando 2010 e 2011 houve queda de 5% na venda dos produtos da linha branca no primeiro trimestre. Já de 2011 para 2012, as vendas no primeiro trimestre aumentaram 8%. Ele ressalta que a redução do IPI contribuiu para esta recuperação nas vendas do ano passado para este. “A redução trouxe em média descontos de 4% aos produtos e que apesar de não ser um desconto muito grande, em se tratando de produtos como fogão, geladeira, que têm um custo mais elevado, já dá uma diferença boa”, afirma.
Segundo pesquisa do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IPV), entre dezembro e fevereiro, as vendas de geladeiras, fogões e lavadoras tiveram aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2010/2011. A redução do IPI sobre os fogões foi de 4%. Já o imposto cobrado sob valor da geladeira caiu de 15% para 5% e o da máquina de lavar de 20 para 10%.
O aposentado Cícero Medeiros, procura uma geladeira. Ele quer trocar o aparelho antigo que já tem há 12 anos. “Quero aproveitar agora que o preço está um pouco mais baixo. Estamos precisando de uma geladeira nova em casa”, afirma.
Já o comerciante Milton Salles Junior, comprou o microondas após pesquisas. A redução nos preços influenciou na hora de decidir. “Percebi que estava mais em conta. Decidi aproveitar”, afirma.
Além da redução do imposto, o que ajuda a impulsionar o aumento das vendas é uma lista de fatores, de acordo com economistas. A estabilização do nível de emprego, o aumento da massa salarial e a expansão do crédito. O economista Wagner de Souza, afirma que quem estiver a procura desses produtos, irá encontrar bastante oferta. “Além da redução do IPI, que reduziu os preços, também tem a concorrência entre as lojas. O consumidor sai beneficiado neste cenário’, afirma.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Sacolas plásticas não voltam a ser distribuídas em Itapetininga
- Lei sobre preço dos cigarros gera polêmica em Itapetininga
- Idoso de 81 anos é roubado e leva tijolada em Itapetininga
- Merendas são preparadas por voluntárias em Itapetininga
- Inscrições para o Vila Dignidade começam nesta segunda-feira em Itapetininga