Merendas são preparadas por voluntárias em Itapetininga
sexta-feira, 27 de abril de 2012Na última segunda-feira (24) foi suspenso o contrato com a empresa Multiservice Cia de Serviços Ltda, que era responsável pelo serviço de merendas nas escolas municipais de Itapetininga. A Prefeitura de Itapetininga tomou a medida depois que as funcionárias ficaram dois meses sem salários. Por não cumprir as obrigações trabalhistas, a Prefeitura de Itapetininga fez o rompido unilateralmente do contrato, além de fazer o bloqueio de valores remanescentes até que se comprove o cumprimento dessas obrigações.
Sem a empresa, 21 escolas ficaram sem merendeiras para o preparo das refeições. Com isso, cada unidade conta com a ajuda de voluntários para preparar a alimentação das crianças. Na escola infantil do Jardim Mesquita, onde estudam 85 alunos, Deusa Cristina Vieira, mãe de uma aluna faz o almoço junto com a servente de limpeza. Deusa conta que já trabalha como merendeira em outras instituições de ensino da cidade. O horário do trabalho fixo dela ocupa o período da tarde e da noite. Como tinha as manhãs livres, decidiu ser voluntária. “Eu acho que a gente não pode cruzar os braços nessa hora. Sabendo que as crianças estão aqui e a escola precisando de ajuda, cada um deve fazer sua parte para ajudar”, afirma a voluntária.
A diretora da unidade, Maria Helena Barbosa Ferreira Mendes, acompanha o trabalho de perto. Segundo ela, a escola se mobilizou para atender a todos. “A gente tem uma equipe boa. Quando conversamos sobre o problema, eles mesmos se propuseram. Pensamos na prioridade que é a alimentação das crianças”, comenta.
Em outra unidade da cidade, na escola Yolanda Carvalho Pinto, no Centro de Itapetininga, onde estão matriculados 100 estudantes, uma merendeira contratada por outra empresa que também presta serviços à Prefeitura foi remanejada e trabalha com a ajuda de uma estagiária. A nutricionista Luciana Rosa Rezende, responsável em coordenar as merendas, disse que dá as orientações necessárias as novas cozinheiras para que o cardápio seja seguido adequadamente.
Novas contratações
De acordo com a Secretaria de Educação, o problema deverá ser normalizado até esta sexta-feira (27) com a contratação de outra empresa em caráter emergencial. Já tramita no setor de compras os procedimentos para a contratação emergencial de empresa que supra as necessidades eminentes e também a instauração do processo licitatório para a contratação de nova prestadora de serviços.
Salários das funcionárias
De acordo com o secretário interino de educação, José Alves, o setor jurídico da Prefeitura está preparando uma forma legal de pagar as 58 merendeiras que eram funcionárias da Multiservice. Ainda de acordo com ele, as funcionárias precisam procurar o Sindicato da categoria para pedir baixa na carteira e serem contratadas novamente por outra empresa.
De acordo com o Sindicato, o caso foi protocolado no Ministério Público de Sorocaba, onde fica a sede da entidade.
Nenhum representante da empresa terceirizada foi encontrado para falar sobre a situação.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Itapetininga: Inscrições abertas para o 1º Torneio de Vôlei de Praia
- Internos de Itapetininga fazem festa para crianças carentes
- Caminhão tomba na Rodovia Raposo Tavares em Itapetininga, SP
- Pais pedem intensificação de ronda escolar em Itapetininga
- Homem é morto após discutir com lutador de vale-tudo em Itapetininga