Pacientes se adiantam para retirar o Cartão SUS em Itapetininga
quarta-feira, 30 de maio de 2012Pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) precisam retirar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como ‘Cartão SUS’. A partir do dia 1º de junho a apresentação do CNS será obrigatória durante os atendimentos médicos em unidades da rede pública.
De acordo com o coordenador de processamento de dados de saúde de Itapetininga, Fábio Peixoto, na cidade aproximadamente 100 mil pessoas já possuem o cartão. Ele ressalta que os pacientes deverão apresentar o cartão também durante a realização de exames e emergência.
O coordenador explica ainda que a meta do governo federal é universalizar o Cartão até 2014. O objetivo é a criação de um banco de dados nacional que tenha um histórico de cada paciente, contendo diagnósticos, avaliações, planejamentos e programação das ações de saúde. “Daqui algum tempo, o CNS será o documento mais importante para as pessoas, já que ele terá todos os dados do paciente. Com esses dados será possível identificar o paciente e agilizar o atendimento”, afirma.
Ele ressalta ainda que as pessoas devem fazer o cartão o quanto antes para sua própria comodidade, já que o cartão será pedido em todos os procedimentos clínicos e médicos, seja na rede pública ou em unidades privadas.
Prazo
A meta do governo é que até 2014 todos tenham o cartão, por isso foram estipulados prazos. Para os pacientes diretos do SUS, a apresentação obrigatória começa na próxima sexta-feira (1). Já para os conveniados a planos de saúde, as operadoras terão até 5 de junho de 2013 para cadastrar os usuários.
De acordo com nota divulgado pelo Ministério da Saúde, ‘nenhum beneficiário de plano de saúde poderá ter seu atendimento negado caso ainda não tenha o número do CNS. Da mesma forma, nenhum usuário poderá ter seu plano de saúde cancelado devido à ausência deste número. Se a pessoa não tiver o número do cartão no momento da internação, o próprio serviço de saúde checa com a base de dados do MS e estabelece um número para a pessoa naquele momento’.
Onde fazer o cadastro
O cartão pode ser feito em qualquer unidade básica de saúde gratuitamente. O morador deve apresentar documento de identidade (RG ou CNH), comprovante de endereço. Já os pais devem apresentar também a certidão de nascimento dos filhos.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Itapetininga: Hoje delegação chinesa conhece projetos de inclusão no município
- Instituto Federal abre vagas para tutores em Itapetininga
- Baixas temperaturas aquecem o comércio de lãs em Itapetininga
- Itapetininga oferece merenda de qualidade a seus alunos
- Campanha contra gripe teve 4 mil doses aplicadas em Itapetininga