Justiça Eleitoral recebe inscrições para mesários em Itapetininga
quinta-feira, 14 de junho de 2012A Justiça Eleitoral de Itapetininga está cadastrando mesários voluntários para atuarem nas eleições municipais, que ocorrerão em outubro. Os interessados devem fazer o pedido no próprio cartório eleitoral da cidade ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Gilvani dos Santos, chefe do cartório eleitoral de Itapetininga, explica que os interessados em atuar como mesários voluntários devem ter 18 anos ou mais e serem eleitores. Santos relata que existem dois tipos de mesários, os convocados e os voluntários. “Nós temos um banco de dados das eleições anteriores, que usamos para a convocação de alguns mesários”, conta.
O chefe de cartório ressalta ainda que nos próximos dias, cerca de 1,4 mil eleitores vão receber o comunicado do cartório eleitoral de Itapetininga, que responde também pelos municípios de Sarapuí (SP) e Alambari (SP), formalizando a escalação para trabalharem nas eleições.
Além dos convocados, também há vagas para aqueles que queiram contribuir, de forma espontânea, com a democracia do país. Em todo o estado, 19 mil pessoas já se cadastraram no programa de mesário voluntário desde o início do programa, em 2004.
Os voluntários serão nomeados pelo juiz eleitoral e convocados por meio de um edital, até 60 dias antes das eleições, e receberão instruções sobre o local e horário para se apresentarem.
Gilvani dos Santos ressalta que o mesário tem a responsabilidade de garantir o sigilo do voto, manter a tranquilidade no ambiente de votação e zelar pela segurança da urna eletrônica durante todo o processo de votação.
O cartório eleitoral de Itapetininga fica na Rua Venâncio Ayres, 514, Centro. Mais informações sobre o mesário voluntário ou sobre as eleições 2012 podem ser conferidas no site do TRE-SP.
340 mil em SP
A Justiça Eleitoral paulista precisa de 340 mil mesários para trabalharem nas eleições municipais no estado. A convocação dos mesários começou no último dia 10. Só para a capital paulista, são necessários mais de 94 mil, equivalente a 27% do total de colaboradores.
As mesas receptoras de votos no estado serão compostas por quatro mesários. Até o início de junho, mais de 19 mil eleitores se inscreveram para atuar como voluntários nas eleições de outubro.
Benefícios
Aqueles que forem convocados para colaborar nas eleições 2012 terão o direito a dois dias de folga do trabalho para cada dia de participação nas eleições e também deverá folgar nos dias de treinamento.
O mesário ainda ganha auxílio-alimentação, um certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral e preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.
Nas instituições de ensino que tenham convênios com o TRE-SP, os estudantes participantes ainda podem usar as horas trabalhadas como atividade curricular complementar.
Fonte: G1