PM inicia programa ‘Vizinho Vigilante’ em Itapetininga
sexta-feira, 6 de julho de 2012A Polícia Militar de Itapetininga começou o cadastro de moradores para o programa ‘Vizinho Vigilante’. O serviço é oferecido às famílias que aproveitarão as férias de julho para viagens.
De acordo com o capitão Jair Francisco Gomes Junior, do 22º Batalhão da PM, o trabalho é uma parceria entre a comunidade e a polícia. “A pessoa que vai viajar deve eleger um vizinho ou um familiar de confiança para monitorar a casa que ficará fechada durante a viagem. Com os dados e telefones do ‘vizinho vigilante’, o morador vai até uma base da PM para fazer um cadastro. Caso esse ‘vigilante’ perceba alguma movimentação estranha, ao acionar a PM aparecerá imediatamente que é um caso de vizinho vigilante. O atendimento será prioritário”, afirma.
O capitão afirma ainda que as residências cadastradas no programa terão os endereços incluídos nas rondas policiais. “Cada equipe de ronda recebe um roteiro antes de sair às ruas. Com o programa haverá um planejamento para circular a região”, comenta.
Orientações
A recomendação da polícia é manter a segurança da casa durante a ausência dos moradores. Segundo o capitão, além de deixar pessoas de confiança avisadas sobre o período de viagem dos moradores, é preciso reforçar as trancas. “Muita gente se preocupa em providenciar cadeados e outros dispositivos de segurança na parte da frente das casas. No entanto, essa preocupação teve ser redobrada com os fundos. A recomendação é travar janelas e portas para evitar a invasão dos ladrões”, alerta o capitão Jair Gomes Junior.
Fonte: G1