“AgroSebrae” será apresentado em Itapetininga
sexta-feira, 28 de outubro de 2011No próximo dia 4, acontece o lançamento do Programa “AgroSebrae” para as regiões de Sorocaba e Itapeva. O evento será no recinto de Exposição Acácio de Moraes Terra, em guia de Itapetininga, a partir das 9h30 e contará com a presença de autoridades, representantes de sindicatos rurais, associações e produtores rurais dos 49 municípios da área de abrangência dos Escritórios Regionais sediados nas duas cidades.
O Programa AgroSebrae chega com o propósito de fomentar o empreendedorismo rural e melhorar a competitividade dos produtores rurais nas cadeias produtivas do agronegócio O Sebrae-SP já desenvolve projetos ligados à apicultura, cafeicultura, olericultura, fruticultura, leites e derivados, entre outros setores, em diversas regiões do Estado.
“As bases do programa são as ações e consultorias ligadas a produto, processo e mercado. O objetivo é ensinar aos agricultores o que produzir, como e para quem, por meio de consultorias tecnológicas, de gestão e operacionalização da propriedade rural. Também é proporcionada orientação a mercados e apoio a montagem de cadeias de negócios”, comenta o consultor de agronegocios dos Sebrae Sorocaba, Alex Terra.
Nas regiões de Sorocaba e do Sudoeste Paulista, o programa do Sebrae-SP representa um importante impulso ao agronegócio, especialmente nas cadeias do leite e derivados, apicultura, fruticultura, olericultura e ovinocultura que concentram um grande número de pequenas propriedades rurais. De acordo com o gerente Regional do Sebrae-SP, Carlos Alberto de Freitas, responsável pelas duas regiões, o programa beneficiará todos os municípios. “Temos uma região onde o agronegócio é a principal atividade econômica na grande maioria das cidades. A capacitação, a orientação e apoio ao pequeno produtor rural serão a alavanca para o fortalecimento da economia regional, para o crescimento dos pequenos negócios no campo e para a melhoria da renda familiar nas propriedades rurais, com geração de emprego”, pontua Freitas.
Pelo novo programa AgroSebrae, os produtores rurais terão dois tipos de atendimento: individual, com orientações sobre as ferramentas disponíveis para organizar e melhorar a gestão de sua propriedade rural e outros meios de capacitação, como palestras e fóruns. E o atendimento coletivo, por meio do Programa de Qualidade Total Rural e a Central de Negócios.
Além disso, o programa traz benefícios para quem vive da agricultura e pecuária, como o CNPJ rural. “Com a formalização os produtores poderão participar de licitações públicas e terão condições de expandir mercado. Além disso, é uma forma de comprovar a atividade e garantir benefícios como a aposentadoria”, lembra Alex Terra.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Bar em Itapetininga é frequentado por cachorros
- Invasão de abelhas assusta moradores em Itapetininga
- Itapetininga: UTFPR abre inscrições para processo seletivo de tutor presencial
- Itapetininga: Reservistas do serviço militar devem atualizar dados até a sexta-feira, 16
- Campanha do Agasalho em Itapetininga beneficiou mais de duas mil famílias