Alunos da Rede Municipal de Educação voltam às aulas no dia 9 em Itapetininga
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011Uniforme passado, material escolar pronto, mochila nas mãos e uma vontade de voltar à escola, reencontrar os amigos e conhecer a nova professora. Assim será a quarta-feira ( dia 9), para os quase 15 mil alunos das 77 unidades escolares da Rede Municipal de Educação, matriculados nos ensinos infantil , fundamental e de jovens e adultos, que voltarão às aulas.
Outra novidade é o programa de incentivo à leitura “Ler é Legal”, que será implantado já nos primeros dias de aula. Através deste programa serão entregues kits compostos por diversos livros, a todos os estudantes docreche ensino fundamental, para que a leitura seja um hábito no dia-dia das crianças.
“ Participação dos Pais na Vida Escolar dos Filhos” é outro programa que será colocado em prática pela Administração Municipal já no início do ano letivo. A medida inovadora, que já rendeu grandes resultados quando o programa foi implantado experimentalmente no final de 2010, é um grande motivador dos pais a partilharem a vida escolar dos filhos.
lousa_digital_gPara este ano ainda, a Administração Municipal, trabalha para que o número de lousas digitais seja ampliado. A tecnológia ainda inédita em muitas escolas particulares do município, já existe em 14 unidades escolares de Itapetininga.Para este ano a previsão é que este número aumente e a ferramenta inovadora chegue a todas as escolas do município. Além disso, 18 unidades escolares iniciam as aulas com laboratórios de informática, para que realmente haja uma inclusão digital dos alunos.
Outros investimentos já realizados e que devem ser ampliados neste ano, são os projetos Lego Education, direcionados à educação infantil e que garantem qualidade e diversidade na sala de aula, a implantação do cargo de coordenador de escola, que auxilia em muito a direção, tanto na área pedagógica, quanto na área administrativa e o professor auxiliar.
escolaTambém, com o objetivo de fazer com que todos tenham acesso ao ensino de qualidade, a Administração Municipal está investindo em novas escolas, o que significa mais vagas na Rede Municipal de Educação. Como por exemplo, as duas Creches/ EMEIs no Jardim Mesquita e no Centro (Santa Rita) e também as EMEFs da Vila Rio Branco, Centro (Alfredo Maia), que já tiveram suas obras iniciadas, um investimento de R$ 7.800.000,00 que gerará mais 1.792 novas vagas. Também, ainda esse ano, a Secretaria de Educação iniciará a segunda fase das obras da EMEF do Taboãozinho, EMEF e Creche/EMEI da Vila Belo Horizonte, Creche/EMEI da Vila Florestal, Creche/EMEI do Jardim Santa Inês, Creche/EMEI do Bairro São Camilo (Pró-infância).
feira da saúde e cidadania_1Ainda este ano, os alunos matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino, terão acesso ao “Parque do Conhecimento de Itapetininga”, que terá como diferencial a popularização da ciência e da educação científica de forma lúdica e prazerosa. Com o objetivo de contribuir para o conhecimento científico e a difusão da cultura científica e tecnológica entre os cidadãos, o projeto inovador da Administração Municipal, terá como intuito disponibilizar em paralelo ao dia a dia escolar do aluno, atividades de arte e ciência, com oficinas experimentais de várias ciências como: biologia, química, física, matemática e astrologia. Além disso, o espaço também capacitará professores do ensino fundamental e médio, atualizando os profissionais e incentivando-os a levar para a sala de aula atividades lúdicas e mais prazerosas para o aprendizado do aluno.
Conforme a Prefeitura da cidade Itapetininga, o município tem sido destaque em todo país pelo ensino e recursos que a Rede Municipal de Educação disponibiliza. A meta para este ano é evoluir ainda mais, aumentando o número de escolas, valorizando o profissional da educação e oferecendo a eles novos recursos na hora de ensinar.
Fonte: Prefeitura de Itapetininga