Artistas plásticos de Itapetininga vencem concurso estadual
segunda-feira, 29 de outubro de 2012Os artistas plásticos Antônio Carlos Estanagel e Rico Ribeiro, de Itapetininga (SP), são vencedores do 25º Salão de Artes da Associação Comercial de Pinheiros. Eles concorreram com outros artistas. O concurso teve mais de 500 inscritos.
Rico Ribeiro venceu na categoria ‘Desenho e Pintura. Já Estanagel ficou em primeiro lugar na categoria ‘Escultura’. O Salão de Artes tem faz parte do calendário oficial da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O objetivo é divulgar artistas amadores.
Ribeiro conta que a tela vencedora é inspirada em figuras humanas, uma das especialidades dos traços do artista autodidata. A riqueza de detalhes da figura de uma idosa fez da pintura uma fotografia. A obra foi criada em dois dias. “Foi muito emocionante porque saí daqui de Itapetininga para concorrer com pintores excelentes do estado. Foi uma grande honra ganhar”, comenta.
Ribeiro ressalta que se interessou pela arte, com a técnica de óleo sobre tela, há 12 anos, mas nunca fez cursos para aprimorar o trabalho. A notícia do prêmio foi uma surpresa. “Foi minha primeira participação no concurso e já tive essa vitória. Com isso, no ano que vem, eu já estarei expondo nesse mesmo salão como artista consagrado por ter ganhado o prêmio de 2012”, afirma.
Categoria escultura
Estanagel produz obras com produtos recicláveis. A obra vencedora foi a escultura de uma águia construída com pneus de bicicleta. A peça que tem mais de um metro de altura chama a atenção também pelos detalhes. “Há cinco anos trabalho com esse tema reciclagem. É um assunto que está sendo falado no mundo e as pessoas precisam saber em pouco mais sobre isso. As pessoas simplesmente descartam o que não usam mais. Eu vou lá e uso esse descarte para desenvolver minhas obras”, comenta.
O artista desenvolve os trabalhos em uma oficina na casa dele. Ele afirma que passa horas criando as esculturas. A paixão são os animais, entre eles, pássaros e cavalos. Mas ele também busca inovação e, algumas vezes, sai da rotina e arrisca esculpir personalidades como o jogador Neymar. O prêmio foi uma forma de reconhecimento para o artista. Foi o primeiro em cinco anos trabalhando com a reciclagem. A conquista trouxe ainda mais ânimo para continuar as criações. “Eu não fui lá para competir. Fui simplesmente para mostrar meu trabalho. De uma hora para outra veio a notícia de que fiquei em primeiro. Estou muito feliz”, destaca.
A cerimônia de premiação será realizada em 5 de novembro na cidade de São Paulo. Os trabalhos dos artistas campeões ficarão expostos até 11 de novembro.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Comerciantes aprovam mudanças da lei antiálcool em Itapetininga, SP
- Homem morre atropelado ao tentar atravessar rodovia em Itapetininga
- Itapetininga: Ponto facultativo na próxima sexta-feira
- Sebrae oferece oficina de marketing para negócios em Itapetininga
- Justiça Eleitoral recebe inscrições para mesários em Itapetininga