Aumenta o número de acidentes de trânsito em Itapetininga, SP
terça-feira, 24 de janeiro de 2012Neste domingo (22), a equipe do G1 flagrou um acidente envolvendo um caminhão e uma bicicleta no cruzamento da rua Doutor Coutinho com a Avenida Domingos José Vieira, em guia de Itapetininga, interior de São Paulo.
No local existe um semáforo. De acordo com o ciclista, ele seguia pela Dr. Coutinho. Quando o semáforo abriu, ele atravessou o cruzamento pela faixa de pedestre. Nesse momento, o caminhão que estava também estava na Dr. Coutinho entrou na Avenida e atingiu o homem. Como estava em baixa velocidade devido a conversão, o ciclista foi derrubado sem grande impacto.
Esse foi mais um caso registrado no trânsito da cidade. Um levantamento feito pela Guarda Municipal de Itapetininga, interior de São Paulo, revelou que de janeiro a novembro de 2010, ocorreram 1.051 acidentes nas ruas e avenidas da cidade. O índice representa aumento de 38% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com vítimas, foram 760 ocorrências.
A equipe do G1 flagrou no espaço de uma hora pelas ruas centrais de Itapetininga, diversas ações que poderiam acabar em acidente. A região central foi a que mais registrou ocorrências de trânsito, principalmente em cruzamentos. Isso é devido ao grande fluxo de veículos e pedestres.
Segundo um levantamento da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, de janeiro a novembro do ano passado, os acidentes de trânsito fizeram 429 vítimas e 20 mortes. Os acidentes de trânsito em Itapetininga mataram mais que os homícidios. No mesmo período, 11 pessoas foram assassinadas. De acordo com o capitão da Polícia Militar da cidade, Jair Francisco Gomes Junior, esse aumento de vítimas do trânsito se deve ao fato de que um acidente pode vitimar diversas pessoas. “O trânsito nas cidades do interior costumam ser mais violentos que os crimes. Quando acontece um acidente, sempre é registrado mais de uma vítima, diferente do homicídio”, conta. Na grande parte das ocorrências no trânsito, os envolvidos saem levemente feridos.
Para o pedreiro Thiago Romão, que dirige pelas ruas de Itapetininga, muitos motoristas não respeitam as leis de trânsito e por isso acaba em acidente. “Temos que dirigir dentro da lei e assim evitar alguma batida”, opina.
Instalação de semáforos
“Ao mesmo tempo em que a instalação de semáforos melhora a questão da segurança, também atrapalha o fluxo de veículos em alguns cruzamentos”. Isso é o que afirma o vendedor Manuel Fernandes. “Por um lado, a instalação desses equipamentos melhorou a segurança nas ruas e avenidas. No entanto, atrapalhou a fluidez para a circulação de carros. O trânsito fica mais travado”, explica.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Giraffas abre primeiro restaurante em Itapetininga
- Famílias invadem área particular em Itapetininga
- Itapetininga: Hoje delegação chinesa conhece projetos de inclusão no município
- Polícia prende jovem de 18 anos com drogas em Itapetininga
- Prefeitura de Itapetininga realiza I Seminário de medidas socioeducativas