Camisinhas serão distribuídas no Carnaval em Itapetininga
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012A Secretaria de Vigilância Epidemiológica da cidade de Itapetininga, no interior de São Paulo irá distribuir 21 mil preservativos durante as noites de Carnaval na cidade.
De acordo com a chefe da Secretaria, Águida Marcondes, o objetivo é orientar os foliões sobre a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis, em especial da Aids.
Segundo Águida, nos últimos três anos, 122 pessoas foram infectadas pelo vírus HIV na cidade. Só em 2011, foram 39 casos, contra 2010 com 38. “A nossa recomendação é que, em toda a relação sexual, seja durante o período do Carnaval ou não, as pessoas usem a camisinha”, recomenda.
Já para quem se descuidar durante a folia, os serviços públicos oferecem testes do HIV gratuitos. De acordo com Águida, nas semanas após o carnaval, a procurar pelos exames gratuitos aumenta em até 20%. “Depois da folia do carnaval, as pessoas sempre vem querendo saber com funciona o teste. Depois alguns voltam para fazer o exame”, conta.
Na cidade, o serviço é oferecido de graça na sede da Vigilância Epidemiológica, que fica na rua Plácido Cardodo, 140, no Jardim Mesquita. Os testes são feitos sob sigilo.
Pesquisa da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, mostrou que quanto maior o nível de escolaridade, maior a preocupação por testes de HIV na rede pública.
Das 5.600 pessoas que fizeram exames no ano passado, e que participaram do estudo, 45% disseram ter ensino superior completo, outros 37% afirmaram que estudaram entre oito e 11 anos. Apenas 6,9% estudaram menos de sete anos.
A média de mortes foi de oito por dia no estado segundo esse levantamento.
Gravidez
Uma pesquisa feita por uma empresa fabricante de testes de gravidez aponta que a procurar pelos exames aumenta nas semanas após o Carnaval. A procura desse tipo de produto cresce até 15% nas farmácias nesse período.
A pesquisa é confirmada pelo dono de uma farmácia do centro de Itapetininga. Segundo Álvaro Gomes, o estoque já é reforçado para o Carnaval. “Vendemos bastante nesse período”, comenta.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Falta de prestação de contas atrasa salários de médicos em Itapetininga
- Aumenta o número de acidentes de trânsito em Itapetininga, SP
- Prefeitura de Itapetininga realizará o III Encontro de Educadores de Itapetininga
- Fundo Social abre as inscrições para cursos profissionalizantes em Itapetininga
- Pacientes do Iamspe continuam sem atendimento em Itapetininga