Cinco casos de Aids são registrados por semana em Itapetininga
quarta-feira, 24 de outubro de 2012Semanalmente, de três a cinco novos casos de Aids são registrados pela Vigilância Epidemiológica de Itapetininga (SP). De acordo com a diretora do setor, Águida Marcondes, o número preocupa as autoridades em saúde.
Ela ressalta que o setor de Vigilância Epidemiológica possui o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA ) para identificação do vírus HIV, hepatite B e C e sífilis. O CTA fica na rua Plácido Cardoso, 140, no Jardim Mesquita. Os testes são gratuitos e devem ser feitos por qualquer pessoa, principalmente por aquelas com maior risco de contaminação. Estão nesse grupo pessoas que mantêm múltiplos parceiros sexuais e fazem uso de drogas.
O teste é feito em 15 minutos, a partir de uma gota de sangue extraída do dedo da pessoa. Caso alguma doença seja identificada, o CTA realiza agendamento para tratamento e aconselhamento por médicos e psicólogos.
Os testes são oferecidos em todas as cidades da região. Uma das formas de evitar o contágio das doenças é a utilização de preservativos. Eles são oferecidos gratuitamente na rede básica de saúde.
A Vigilância Epidemiológica da cidade ainda oferece um serviço de prevenção através da Profilaxia Pós Exposição (PEP), para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem camisinha. Essa pessoa deve procurar a Vigilância Epidemiológica em até 72 horas após o contato para realizar a profilaxia, que é uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids. Esses medicamentos precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica.
Fonte: G1