Criadores de búfalos participam de simpósio em Itapetininga
quinta-feira, 16 de maio de 2013Nesta quarta-feira (15), foi realizado o Simpósio Regional de Bubalinocultura Leiteira em Itapetininga (SP). O evento na cidade de Itapetininga reuniu aproximadamente 60 criadores de búfalos e produtores de leite de búfala.
De acordo com a coordenadora do simpósio, a zootecnista Ana Paula Roque, a região de Itapetininga é uma das maiores produtoras de leite de búfala do estado de São Paulo, só perdendo para o Vale do Ribeira. Chegam a ser produzido na região 30 mil litros de leite por dia. Só no município de Itapetininga tem aproximadamente três mil animais.
De acordo com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), na região, que é composta por 14 cidades, são aproximadamente 13 mil animais. Os municípios atendidos pela Cati Regional de Itapetininga são Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Alambari, Cidade Tatuí, Quadra, Ribeirão Grande, Campina do Monte Alegre, Angatuba, Cesário Lange, Porangaba, Guareí, Capão Bonito e Torre de Pedra (SP).
O simpósio tem o objetivo de apresentar novas técnicas de manejo, pastagem, nutrição e sanidade. Por meio de palestras, os técnicos falaram das pesquisas desenvolvidas na região. “O búfalo é considerado um animal muito rústico. Com isso, o produto acaba achando que ele não responde às novas tecnologias. Isso não é verdade e nós estamos demonstrando isso com as palestras. Nós já fazemos um trabalho aqui Cati com manejo rotacionado de búfalos. Temos tido uma resposta grande na produção de leite já que s produtores passaram a oferece um material de melhor qualidade”, afirma o zootecnista Ana Paula Roque.
O técnico agrícola Lucas Nogueira tem participado dos estudos com o objetivo de fazer um mapeamento detalhado da produção na região. Das 70 propriedades com criação de búfalo em Itapetininga, ele já visitou 65. “A gente faz um levantamento socioeconômico, faz levantamento do plantel, procura saber há quanto tempo o produtor faz a criação, que tipo de manejo ele usa, entre outros fatores importantes para detalhar a realidade na região. Com isso, faremos um diagnóstico da cadeia bubalina no nosso município e assim conseguiremos demonstrar que a cidade tem um volume de produção de leite para atrair grandes laticínios”, afirma.
O produtor rural Lauziro Nunes é criador de búfalos em Sarapuí (SP) há dez anos. Ele conta que há dois anos fundou uma cooperativa com outros 53 criadores. Agora, o grupo está preparado para fornecer leite de búfala para outras regiões. “Isso significa você produzir leite com menos custo e passar a vender o leite com mais valorização. Estamos com dois tanques de três mil litros cada um. Iremos fornecer leite refrigerado a 4º C e os laticínios irão buscar o produto em um só local, em apenas um ponto”, diz.
Para o produtor, o simpósio serve como oportunidade para trocar experiência. “A gente está levando mais experiência, mais conhecimento e mais amizade para a nossa cidade. Isso é muito interessante”, diz Nunes.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Abertas as inscrições para turmas do Time do Emprego em Itapetininga
- Multas por infrações de trânsito crescem 10% em Itapetininga
- Itapetininga oferece merenda de qualidade a seus alunos
- Itapetininga: Prefeitura comemora o Dia Internacional da Mulher
- Mau cheiro incomoda moradores do Distrito do Rechã, em Itapetininga