Empresa de MDF investirá R$ 500 milhões em Itapetininga
segunda-feira, 2 de maio de 2011A Duratex, maior fabricante de painéis de madeira industrializada do hemisfério sul, vai construir duas fábricas de painéis MDF nos próximos cinco anos, em investimentos próprios e de terceiros de 1,2 bilhão de reais. O anúncio foi feito na última segunda-feira (dia 18) pela empresa.
A primeira nova unidade produtiva a ser construída terá sua sede no município de Encontra Itapetininga. As negociações começaram há vários meses, através de reuniões entre a empresa e a Administração Municipal.
As negociações para a vinda da nova unidade, que irá investir mais de R$ 500 milhões no município, mantidas em sigilo absoluto, foram concretizadas após o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciar um novo projeto de incentivo às empresas moveleiras. O novo projeto terá capacidade efetiva de 520 mil metros cúbicos por ano e deve ser concluído no final de 2012. Serão gerados 200 empregos diretos e outros 600 de forma indireta.
As obras para a nova unidade terão início ainda já mês de abril e a previsão de conclusão é para o fim de 2012. A construção deve gerar cerca de 1.000 empregos durante todo o período e deve movimentar a economia local. Serão meses que os operários irão comprar mercadorias no comércio, estimulando as vendas de Itapetininga.
O ritmo de crescimento do consumo de MDF no Brasil registrou aumento de 1,1 milhão de m3 em 2010, com expansão de 21%, atingindo 6,2 milhões m3 no ano. Neste mesmo período, o mercado de MDF apresentou desempenho ainda superior, com crescimento de 26%, tendo atingido 2,9 milhões de m3, ou 600 mil m3 adicionais.
Além disso, um dos atrativos para o novo investimento foram os investimentos realizados pela Prefeitura de Itapetininga nos ensinos Técnico e Superior, que colaboraram para que a implantação da nova Unidade fosse realizada.
O município que investe e se baseia na teoria que a educação é a base para o desenvolvimento de um município começou a colher os frutos de seus investimentos em capacitação que em médio e longo prazo, trazem mão de obra qualificada, inclusive para a nova unidade.
A chegada da Duratex marca o início de um ousado projeto que prevê a criação e consolidação de uma indústria moveleira em Itapetininga e região.
Itapetininga já havia sido citada como um grande potencial moveleiro e com a vinda de novas empresas para a cidade, isso só vem a se confirmar. O objetivo é que empresas de renome sejam atrativos para a vinda de outras empresas, criando assim um complexo no setor.
Fonte: Prefeitura de Itapetininga
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Mutirão percorre ruas de Itapetininga para arrecadar agasalhos
- Itapetininga: Aluna da Rede Municipal é premiada no concurso da Granja Céu Azul
- Bar em Itapetininga é frequentado por cachorros
- Estudantes reclamam das condições do transporte escolar em Itapetininga
- Atleta de Itapetininga se destaca em Copa Brasil