Estudantes reclamam das condições do transporte escolar em Itapetininga
quinta-feira, 16 de maio de 2013Estudantes que moram no bairro Cantagalo, na cidade de Itapetininga, dependem do transporte escolar para irem à escola que fica em outro bairro, no bairro da Varginha. No entanto, segundo eles, o ônibus usado para levá-los à unidade está em péssimo estado de conservação.
De acordo com a mãe de um aluno, a dona de casa Andréa Madureira, devido ao estado precário do veículo na cidade de Itapetininga, falta segurança para os filhos que precisam do veículo. Ela afirma que são vários os problemas no ônibus, entre eles, a entrada de água em dias de chuva. “Quando chove, chove mais dentro do que fora. Está terrível dentro do ônibus. Além disso, tem dia que ele [ônibus] fica sem freios”, comenta a mãe.
Conforme reportagem exibida nesta quarta-feira (15) pela TV TEM, emissora afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo, os alunos gravaram um vídeo feito que mostra o que acontece no ônibus em dia de chuva. As imagens confirmam o que a dona de casa Andréa Madureira disse sobre a água. A chuva entra pela porta e pela janela do veículo.
A estudante Aline Jéssica usa o transporte escolar diariamente. Ela comenta que o veículo está sujo, além de quebrado. “Ele está sujo e corremos risco de uma janela cair em cima da gente. Não podemos nem fechar o vidro direito. A monitora já falou que se a gente mexer no vidro é perigoso cair mesmo”, afirma a jovem.
Segundo a professora Renata Severino, que também tem filhos que usam o transporte, o mesmo veículo atende o bairro há pelo menos três anos. “Outros bairros vizinhos já estão como veículos novos. Somente o nosso bairro é que está com esse ônibus caindo aos pedaços”, diz a mãe.
A auxiliar de enfermagem Daniela Paulino de Moraes também se diz preocupada com a situação. “E se acontecer algum acidente e machucar um filho da gente?”, questiona.
O dono do veículo é o motorista José Carlos Oliveira. Ele conta que presta serviço ao município há cinco anos. Segundo o proprietário, ele está esperando decisão da prefeitura de Itapetininga para fazer melhorias no veículo. “Estou esperando licitação, aguardando o momento da abertura da licitação para eu trocar de veículo. Enquanto isso, não tem como fazer uma melhoria. Venceu o contrato e eu estou de emergência aqui”, comenta.
A Prefeitura de Itapetininga informou que o serviço de transporte escolar já está com licitação aberta para a escolha das empresas que realizarão o serviço. Nos próximos dias, um pregão será realizado na prefeitura para apresentação das propostas.
Ainda segundo a prefeitura, o problema de vans e ônibus em mau estado se arrasta deste as antigas administrações. “Neste novo processo licitatório será exigido que os veículos tenham, no máximo, cinco anos de uso. Para se ter uma ideia, o antigo contrato previa que os veículos poderiam ter até 15 anos de uso. Depois que o processo licitatório estiver concluído, apenas veículos em bom estado, com o máximo de segurança e conforto serão oferecidos para as crianças”, afirma a assessoria de imprensa por meio de nota.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Inscrições para estágio no Acessa Escola terminam nesta sexta-feira em Itapetininga
- Colisão de carros deixa mulher ferida em Itapetininga, SP
- Itapetininga conquista R$ 1.500.000.00 para a saúde
- Itapetininga: Reservistas do serviço militar devem atualizar dados até a sexta-feira, 16
- Alunos de Itapetininga participam de campeonato mundial de robótica