Gate é acionado para desarmar bomba em caixa de Itapetininga
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012Mais caixas automáticos foram alvos de criminosos na região em guia de Itapetininga, interior de São Paulo. Na madrugada desta sexta-feira (17) dois terminais foram danificados no Distrito do Rechã distante a aproximadamente 40 quilômetros do Centro de Itapetininga. Os caixas ficava ao lado de um posto de combustíveis.
Segundo a Polícia Militar, um vigia viu a ação dos ladrões. O homem contou que estava dentro do carro dele no pátio do posto quando chegou um veículo. Um homem desceu e abordou o vigia, obrigando-o a permanecer dentro do veículo. Em seguida, ocorreram duas explosões, além de disparos de arma de fogo.
Depois que os ladrões foram embora, o vigia chamou a polícia. Um dos caixas ficou totalmente destruído. Já o outro não foi detonado, mas uma dinamite ficou intacta no local, além de sete cartuchos deflagrados de uma arma calibre 45.
A equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da capital, foi acionada para recolher o artefato. De acordo com a policia, os ladrões conseguiram levaram o dinheiro da caixa explodido. Quatro homens são suspeitos do crime. Eles teriam rendido o vigia de um posto de gasolina vizinho ao banco para que ele não alertasse a polícia.
Horas após a ocorrência, o carro usado pelos ladrões foi localizado em um canavial próximo ao bairro. Segundo a polícia, o veículo com placas do município de Valinhos era um carro dublê (veículo falsificados com as mesmas características e placas de outro regularizado).
Outros casos
Em 20 vintes dias, foram registradas cinco ações de ladrões contra caixas eletrônicos. Sete equipamentos automáticos foram atingidos, sendo quatro deles nesta semana.
Em 02 de fevereiro, um caixa eletrônico foi alvo de ladrões em Óleo, ainda interior de São Paulo. O caixa ficava dentro de um posto bancário. O arrombamento foi percebido por um funcionário. De acordo com a polícia, para chegar até o caixa os ladrões cerraram uma janela. Já no interior do prédio, usaram uma furadeira para acessar o cofre.
No dia 07, seis homens explodiram um caixa eletrônico em Campina do Monte Alegre. A ação dos criminosos ocorreu por volta das 3h15. O equipamento ficava na praça da igreja Matriz, no Centro da cidade.
A polícia foi acionada e o grupo fugiu sem conseguir levar dinheiro. Houve perseguição policial e tiroteio por mais de 30 quilômetros. A perseguição policial terminou em Itapetininga. Cinco homens foram presos, sendo que um deles estava baleado.
No dia 11, em Sarapuí, um cliente foi até o autoatendimento durante a manhã, e encontrou a unidade destruída. Ele chamou a PM, que registrou a ocorrência. A polícia acredita que o furto tenha ocorrido durante a madrugada. O valor levado pelos ladrões não foi informado.
Na madrugada do dia 16 dois caixas eletrônicos de um banco sofreram tentativa de arrombamento no Centro de Pilar do Sul Os equipamentos ficam na rua 5 de Novembro e de acordo com a Polícia Militar, por volta das 3h40, um morador percebeu uma movimentação estranha. Ele teria visto dois homens encapuzados fugindo do local.
A polícia foi acionada e encontrou dois equipamentos danificados, um deles ainda com uma banana de dinamite colocada no compartimento onde se retira o dinheiro do saque. O explosivo não chegou a ser detonado e os ladrões não conseguiram arrombar o equipamento.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- DER assina contratos para obras em rodovias da região de Itapetininga
- Mulher salva neto de três anos de incêndio em Itapetininga
- Mãe agride filha e simula doença para conseguir dinheiro em Itapetininga
- Moradores da CDHU em Itapetininga, SP, reclamam de infiltrações
- Mãe denuncia o filho por tráfico de entorpecentes em Itapetininga