Igrejas e capelas são alvos de furtos e atos de vandalismo em Itapetininga
quarta-feira, 1 de junho de 2011Templos religiosos em Itapetininga têm sido alvos de furtos constantes na guia da cidade Itapetininga.
Durante a madrugada de sexta-feira passada, dia 20, ladrões entraram na capela Santo Antônio, no bairro Vila Aurora, estouraram os cadeados e arrebentaram a porta para roubar, entre outros objetos, alguns castiçais. Da igreja de São Benedito, na Vila Arruda, levaram, durante a madrugada de segunda-feira, dia 23, todo o alimento dos vicentinos.
A capela Santa Clara, na Vila Paulo Ayres, foi furtada três vezes no começo do ano. Os ladrões levaram utensílios e alimentos. Já a catedral, no Centro, foi atingida por pedradas durante três finais de semana consecutivos, deixando quebrados os vidros das janelas. Os responsáveis pelas igrejas lamentam a falta de respeito e pedem maior policiamento.
Conforme Vera Inocêncio, coordenadora do grupo de oração, é a segunda vez que furtam a igreja de São Benedito. “Já tinha tido assalto em janeiro.
Conseguimos comprar tudo e agora, na segunda-feira passada, levaram de novo. Nas duas vezes, os ladrões entraram na cozinha e além dos alimentos dos vicentinos, levaram todos os vasilhames. Acredito que os vândalos estavam atrás de algo de valor para trocar por droga, só não conseguiram entrar na igreja porque a gente tem alarme”, diz.
Ela pede para que as autoridades ajudem a evitar novo acontecimento como esse. “A igreja para nós é muito sagrada e nos sentimos ofendidos. O ideal seria mais policiamento, principalmente aos finais de semana, quando fica deserto por aqui”, ressalta.
A capela Santa Clara também está sofrendo com a ação dos bandidos. No começo no ano, a igreja foi furtada três vezes. “Os ladrões arrombaram a janela, levaram panela, botijão de gás, alimentos, garrafa térmica e até vassoura. Depois disso, providenciamos grades”, conta Avani Maria do Espírito Santo, membro da conferência vicentina.
Nem mesmo a catedral de Itapetininga foi poupada. Apesar de não ter sido alvo de furto, nos últimos três finais de semana seguidos a igreja foi alvo de pedradas.
“Acreditamos que essa ação é de pessoas que ficam pela praça, andarilhos, gente que não tem o que fazer. Mas eles quebraram por duas vezes os vidros da secretaria e no final de semana passado foi o da capela do Santíssimo.
Esse será mais difícil de trocar pois é um vidro especial”, relata Jaqueline Maria Ventura, atendente paroquial. Conforme ela, a intenção não era de furto pois as janelas têm grade, impossibilitando a passagem de ladrões.
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Polícia de Itapetininga estoura ponto de distribuição de drogas na vila Regina
- Conferência Municipal de Saúde Controle Social: está em suas mãos acontece em Itapetininga
- Polícia investiga ação de estelionatários em Itapetininga
- Homem leva três facadas nas costas em Itapetininga, SP
- Alunos da Rede Municipal de Educação voltam às aulas no dia 9 em Itapetininga