Invasão de abelhas assusta moradores em Itapetininga
sexta-feira, 6 de julho de 2012A invasão de abelhas da espécie Europa assustou moradores do Jardim Itália, em Itapetininga. Na tarde de segunda-feira (2) o enxame se instalou no telhado de um imóvel.
Segundo o apicultor e estudioso sobre o comportamento desses insetos, José Pires, o fenômeno de invasão de abelhas é comum na época que antecede a primavera e mesmo durante a estação devido às floradas. Elas aproveitam a oferta de alimentos para migrarem.
A migração ocorre quando a colônia está com superpopulação. Parte dos insetos dessa colônia, aproximadamente 40%, além da rainha, sai para se fixar em outro local. Durante esse trajeto, as abelhas podem se instalar em diversos pontos até encontrarem um local seguro para fixarem definitivamente a colônia.
Durante o período de migração é preciso ter cuidado, pois os insetos podem ficar agressivos. O objetivo é proteger a rainha, então qualquer ameaça pode ser motivo de ataques. O capitão do Corpo de Bombeiros de Itapetininga, Paulo Monteiro Filho, recomenda que os moradores não se aproximam do enxameamento, além de afastar animais que também podem ser atacados.”Além disso, mantenha as portas e janelas fechadas, enquanto as abelhas estiverem alojadas, e ligue para os Bombeiros ou para um apicultor”, afirma.
O bombeiro afirma que quando a unidade é acionada, uma equipe segue até o local para fazer avaliação de riscos e, em último caso, o extermínio. “Matar as abelhas só mesmo quando há riscos extremos, caso contrário, a preferência é chamar um apicultor que tem técnicas para remover as abelhas sem matança”.
No caso do enxameamento do Jardim Italia, a colônia tinha aproximadamente 80 mil abelhas. Os insetos foram removidos do local.
De acordo com o apicultor José Pires, as abelhas são insetos importantes para o meio ambiente. Elas são as principais fontes de polinização e com isso garantem a reprodução das plantas. A redução de abelhas já provocou problemas na agricultura nos Estados Unidos. Com a aplicação excessiva de produtos agrotóxicos para evitar pragas, matou também os animais polinizadores com a abelha. Isso afetou a produção de laranja. Os produtores tiveram que recorrer a apicultores para que instalassem colônias em meio as plantações.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Itapetininga recebe etapa do Circuito Energia Correr e Caminhar para Viver Bem
- Abertas as inscrições para isenção da taxa do vestibular da FATEC Itapetininga
- Prefeitura assume administração do Hospital Regional de Itapetininga
- Itapetininga: UNB realiza aula inaugural na próxima sexta feira
- Continuam inscrições para a EXPO MUSIC 2011