Invasão de caramujos assusta moradores de Itapetininga
segunda-feira, 25 de março de 2013Os moradores dos bairros Vila Esperança e Vila Aliança, em Itapetininga (SP), estão assustados com a infestação de caramujos. A população afirma que os moluscos começaram a aparecer há quase três meses em um terreno baldio.
Segundo José Vieira dos Santos, morador do bairro há 22 anos, a aparição dos caramujos é inédita. Eles são encontrados nas plantas, calçadas e até mesmo dentro das residências. “Esses dias peguei alguns pendurados em minhas roupas”, conta o aposentado.
De acordo com outro morador, Adriano Tadeu Ferreira, há duas semanas, agentes da vigilância sanitária estiveram no local e explicaram que os animais podem ser prejudiciais à saúde humana. “Os agentes que passaram por nossas casas afirmaram que os caramujos são africanos”, explica o contador.
Segundo especialistas, o caramujo africano pode transmitir ao ser humano várias espécies de vermes, entre eles, o causador da meningite, hepatite e tuberculose.
Sabendo desses riscos, Ricardo José de Siqueira teme pela filha de oito anos. O motorista afirma que os visitantes indesejáveis já foram encontrados dentro de sua casa. “As crianças do bairro podem se confundir e brincar com esses caramujos, que parecem indefesos, mas podem ser muito prejudiciais à saúde na cidade de Itapetininga”, confessa o homem.
Os moradores afirmam ainda que a prefeitura foi procurada no início do ano, mas em três meses não conseguiram uma resposta e uma solução para o perigo que enfrentam.
A assessoria de imprensa foi procurada mas afirmou que enviará uma posição sobre o problema dos moradores apenas na próxima terça-feira (26).
Fonte: G1