Investimentos garantem a saúde bucal de moradores de Itapetininga
terça-feira, 24 de maio de 2011O Ministério da Saúde divulgou recentemente uma pesquisa que aponta que o número de brasileiros com cáries diminuiu, de forma considerável, nos últimos oito anos. A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal divulgada também mostra uma queda de 26% no número de cáries dentárias entre crianças de doze anos desde 2003. Nessa faixa etária, outro destaque é o crescimento de 30% no número de crianças que nunca tiveram uma cárie na vida. O resultado positivo da pesquisa levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incluir o Brasil no grupo de países com baixa prevalência de cárie.
Podemos dizer que os resultados alcançados são frutos dos diversos programas desenvolvidos em todo o País pelos Governos Federal, Estadual e Municipal, com intuito de implantar políticas que visam a melhoria da saúde bucal de toda a população.
Em Itapetininga, nos últimos anos houve um grande avanço, no que se diz respeito à prevenção das doenças bucais, tanto em relação a equipamentos quanto à implantação de programas para um melhor atendimento à população. Desde o ano de 2005, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, tem dedicado uma atenção especial aos munícipes que necessitam de tratamentos dentários.
Hoje o município conta com 11 equipes do Programa Saúde da Família, 10 destas possuem tratamento direcionado à saúde bucal. Graças a este programa, estão sendo beneficiados os Distritos do Gramadinho, Conceição, Varginha, Rechã, Tupi e Morro do Alto, além dos bairros Turvo dos Católicos, Turvo dos Rodrigues, Retiro, Capão Alto, Rio Acima, Jardim Fogaça, Monte Santo, Chapadinha e Vila Arruda, prestando, desta forma, atendimento a cerca de 30 mil habitantes com trabalhos de prevenção (higiene bucal), curativo (tratamento) e todos os programas que visam ao atendimento de crianças, gestantes e idosos.
Também, com o objetivo de aumentar o acesso da população a ações especializadas de odontologia no município, oferecendo, assim, cirurgias e exame odontológico, à população do município e região, a Administração Municipal firmou um convênio em 2007 com o Governo Federal para a implantação de um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) em Itapetininga.
O CEO presta atendimento em seis especialidades como periodontia, endodontia, pacientes com necessidades especiais, pequenas cirurgias (cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros) radiologia e prevenção de câncer bucal com realização de biópsias. A unidade hoje realiza em média 350 consultas e 1.400 procedimentos ao mês, prestando inclusive atendimento aos municípios de Alambari, Angatuba, Campina do Monte Alegre, Guareí, São Miguel Arcanjo e Sarapuí.
De acordo com a Secretaria de Saúde, Itapetininga ganhou muito com a implantação do CEO, pois hoje em dia a população não precisa se deslocar para outros municípios para efetuarem, por exemplo, prevenção de câncer bucal com realização das biópsias, antes realizadas só em outras regiões. Além desta inovação, através de investimentos realizados na área de saúde bucal, hoje o município também disponibiliza no Hospital Regional de Itapetininga cirurgias de traumatologia e procedimentos odontológicos como extrações e restaurações sob anestesia geral, fazendo assim, com que todos tenham acesso ao tratamento.
Nos últimos sete anos, pensando na assistência odontológica dos pacientes idosos, a Administração Municipal também trabalhou para levar atendimento a esta parcela da população através do PAPI -Programa Ambulatorial das Pessoas Idosas. Além dos serviços médicos prestados no local, a unidade realiza também procedimentos odontológicos de prevenção e curativo. Ainda para este ano, a Prefeitura de Itapetininga estará viabilizando no PAPI o desenvolvimento de um novo projeto que será mais um diferencial nesta área da saúde, ou seja, moldagem e confecção de 50 próteses por mês para idosos de baixa renda que residam no município.
Mas os investimentos realizados na prevenção e cuidados com a saúde bucal em Itapetininga não param por aí. Com o intuito de disseminar os serviços odontológicos, fazendo com que todos tenham acesso, a Gestão Municipal investiu em consultórios odontológicos nos postos de saúde; realizou mostras de saúde bucal e também estimulou a prevenção de doenças bucais, por meio da distribuição de folders educativos e kits de higiene bucal abrangendo todas as escolas do município.
Atualmente, através dos investimentos realizados pela Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Itapetininga tem a possibilidade de prestar atendimento no CAPS Chapadinha, CAPS AD, Projeto Casa, APAE, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Casa do Adolescente, nos PASs (Postos de Atendimento à Saúde) do Taboãozinho e Bela Vista e também na Vigilância Epidemiológica. Além disso, os serviços de saúde bucal foram expandidos, sendo levados para as Unidades Básicas de Saúde, como a do Genefredo Monteiro, Vila Nova Itapetininga, Jardim Mesquita, Belo Horizonte e Vila Rio Branco. Hoje, estas unidades, além de contar com o tratamento odontológico, também realizam um trabalho de prevenção através das TSBs (Técnicas de Saúde Bucal) de programas de saúde da criança, gestantes e nutrizes.
Nestes sete anos de gestão, a Administração Municipal tem trabalhado para disseminar entre as crianças a prevenção em higiene bucal. Entre 2009 e 2010 foi desenvolvido o projeto “Alegria é Sorrir” com estudantes de 4 a 8 anos de escolas municipais, estaduais e particulares.
A prevenção deve ser trabalhada nas crianças quando ainda pequenas, tendo em vista que com eles os resultados são imediatos no contexto em que vivem, durante o evento as crianças participam de palestras e atividades que ressaltam a higienização bucal, a prevenção de cáries e a escovação correta, além do concurso Cultural do Projeto “Alegria é Sorrir”, que além de disseminar a ideia de se ter uma boa saúde bucal, também diverte os alunos, contribuindo para o desenvolvimento delas no meio em estão inseridas.
Mas quando falamos em avanço na saúde bucal, também não podemos esquecer nos investimentos realizados na parte estrutural. Em relação aos equipamentos odontológicos, nesses últimos anos, foram adquiridos em Itapetininga consultórios completos, mais aparelhos como amalgamadores, RX, profilaxia com ultra-som, fotopolimerizadores de resina, bomba a vácuo (para melhor desempenho em cirurgias), localizador apical para Endodontia (tratamentos de canais), compressores, desionizador de água (para as autoclaves), autoclaves, três escovódromos (com seis pias e seis espelhos). Hoje a Rede Municipal pode contar com mais equipamentos para um melhor atendimento e trabalho de prevenção para a população.
Com essas ações, a Administração Municipal de guia de Itapetininga busca melhor atender à população, reduzindo assim as desigualdades e construindo uma política de inclusão social, promovendo a integralidade da atenção, além da universalização do acesso a ações e serviços públicos de saúde bucal.
Fonte: Prefeitura de Itapetininga
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Área é utilizada como depósito de lixo em Itapetininga
- Itapetininga realiza mobilização social para o controle da dengue
- Blecaute atinge 21 mil imóveis na área central de Itapetininga, SP
- Trio é detido com porções de cocaína e dinheiro em Itapetininga
- Prefeitura de Itapetininga recupera mais de 3.000 m² de asfalto no Jardim Fogaça