Itapetininga: Viver Digital encerra formação inicial para professores da Rede
sexta-feira, 20 de maio de 2011Durante oito semanas, os professores do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação, se prepararam para utilizar tecnologias no ambiente educacional. A capacitação é parte fundamental do programa Viver Digital, implantado pela Prefeitura de Itapetininga no começo deste ano.
Essencialmente educacional, o Programa Viver Digital, objetiva fazer com que a tecnologia seja, de fato, efetiva como ferramenta de aprendizagem na educação.
Nos encontros semanais, que foram realizados de 16 de março a 19 de maio, os professores tiveram aulas sobre informática e sobre a aplicação dos recursos tecnológicos disponíveis para o enriquecimento da prática pedagógica. Conceitos gerais sobre tecnologia, aulas para a utilização de internet explorer e do sistema operacional Windows foram enriquecidos por discussões sobre como as aulas dos professores podem se aproximar da realidade dos alunos, cada vez mais conectados no mundo digital.
A professora Margareth Santos de Campos, da EMEF Professor José Gomes da Silva Neto, afirma que, segundo seu conceito de ensino-aprendizagem, o curso foi ótimo. “O Viver Digital nos enriqueceu, nos motivou a buscar o conhecimento e nos deu embasamento para utilizarmos na sala de aula os conteúdos aprendidos. Quando eu conheci o programa, vi que era diferente, maior e melhor do que eu estava esperando. Eu ainda tenho algumas dificuldades ao utilizar tecnologias, mas acredito que é só mexendo no computador que essas dificuldades vão ser superadas.”
Ao final dos encontros, os educadores apresentaram um portfólio resultante dos conhecimentos adquiridos ao logo do curso. As atividades desenvolvidas pelos professores já poderão ser aplicadas aos alunos.
Acima das expectativas
Ao serem perguntados sobre a importância do curso, os professores foram unânimes, afirmando que a capacitação superou suas expectativas.
A professora Solange Galvão Campos de Almeida, da escola EMEF Professora Maria Aparecida Idálio, está ansiosa para colocar em prática tudo que aprendeu. “A capacitação foi ótima. Eu não imaginava que seria nesse nível. O material e os orientadores são excelentes. Agora sei que vou conseguir trabalhar na sala de informática”.
Virginia Orlando Rodrigues Pinto, professora da EMEF Professora Julieta Rolim da Silva, diz que está evoluindo bastante no uso das tecnologias. “No começo a gente tem dificuldade, mas depois vamos percebendo que é possível fazer. Eu já usava o computador para passar os vídeos aos meus alunos. Agora eu vou usar muito mais a tecnologia, vai facilitar muito meu trabalho”.
A educadora Élina Carolina da Silva, da EMEF Professora Nazira Iared, ficou encantada com a interatividade possibilitada pelo curso. “O curso é interativo: podemos perguntar para o professor e, de imediato, levar para a escola os conteúdos que aprendemos aqui. Fiquei tão encantada que já estou usando. Fiz uma apresentação no Power Point para o dia das mães e levei para os estudantes. Foi um sucesso!” A satisfação de Élina é tanta que ela garante: “Com certeza vou fazer a formação continuada.”
Diretores conhecem o Viver Digital
Os diretores da Rede Municipal de Educação estão tão ansiosos quanto os professores e os alunos com as possilidades oferecidas pelo programa Viver Digital. Ao receberem a equipe de instalação dos computadores e softwares, os educadores costumam soltar, com o sorriso no rosto: “Que bom que vocês chegaram!”.
No último dia 05 de maio, os diretores estiveram reunidos na capacitação para entender como o Viver Digital vai possibilitar a utilização da tecnologia nas aulas de suas escolas.
A coordenadora Kátia Cristina Ferreira Santana, representante da Diretoria da EMEF Professor José Gomes da Silva Neto, ficou impressionada com o programa. “No início, eu não tinha noção da grandiosidade do Viver Digital e, quando o conheci, fiquei maravilhada com todas as possibilidades de ajuda ao professor. É um material que facilita o professor na utilização de tecnologias mais avançadas. Os orientadores foram bem dinâmicos, utilizaram uma linguagem bem clara e próxima a dos professores.”
E não pára por ai!
A etapa de formação inicial do Viver Digital acabou, mas mais conhecimento está por vir. Os professores que concluíram a primeira fase vão participar de encontros mensais para aprimorar as informações adquiridas. Em Itapetininga, o Viver Digital atenderá 270 professores em 18 escolas municipais.