Lei de Fuad sobre Cantina Saudável vira cartilha e programa municipal em Itapetininga
segunda-feira, 6 de junho de 2011Na última quinta-feira (02) a Prefeitura Municipal de guia de Itapetininga lançou a Cartilha de Alimentação Saudável que será distribuída para alunos de escolas públicas e privadas do município.
A cartilha faz parte da lei municipal 5.320 de 15 de junho de 2009, de autoria do vereador Fuad Isaac (PT), que disciplina a alimentação que é oferecida nas unidades escolares da cidade.
Com a nova lei, desde de 2009 está proibida à comercialização, fornecimento e publicidade nas cantinas das escolas de bebidas alcoólicas, refrigerantes, isotônicos, energéticos, sucos, doces e alimentos que fazem mal a saúde.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia o Brasil apresenta 6,7 milhões de crianças com obesidade. E dados da Sociedade Brasileira de Pediatria mostram que, nos último 30 anos, o percentual de crianças obesas do país passou de 3 para 15%.
Alimentação saudável
O presidente do Legislativa, o vereador Fuad (PT) explica que a cartilha faz parte de uma campanha educativa dirigida aos alunos e aos familiares com intuito de conscientizar a promoção saudável de alimentação nas escolas e completa: “Precisamos cuidar da saúde de nossas crianças e através da informação pretendemos melhorar os hábitos alimentares dentro dos colégios”.
Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, 15 mil cartilhas serão distribuídas em toda rede de ensino com cantinas. A coordenadora da vigilância sanitária, Michelly A. Fiorentino Paunovic salienta a importância dos estudantes estarem se alimentando corretamente. “Com esse trabalho temos intuito de contribuir para diminuição do índice de obesidade e, por conseqüência, prevenir doenças”.
Sobre a fiscalização para saber se as cantinas vendem alimentos saudáveis, Michelly explica a Vigilância Sanitária faz visitas a cantinas e constatado irregularidades uma notificação aos responsáveis é aplicado e, no caso de reincidência é aplicado uma advertência. Mas, quem não cumprir as determinações da lei poderá até ter seu estabelecimento fechado.
Michelly ainda salienta que os agentes de fiscalização ao distribuírem as cartilhas irão orientar os proprietários das cantinas sobre a importância da venda de alimentos saudáveis para os estudantes.
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Comerciantes aprovam mudanças da lei antiálcool em Itapetininga, SP
- Itapetininga: UNB realiza aula inaugural na próxima sexta feira
- Itapetininga conquista R$ 1.500.000.00 para a saúde
- Parque Municipal São Francisco está abandonado em Itapetininga
- Sem mercado, laranjas apodrecem na região de Itapetininga