Matrículas para programa Retec são prorrogadas em Itapetininga
quarta-feira, 8 de agosto de 2012Segue até a próxima sexta-feira (10) o prazo para as matrículas para os cursos técnicos do programa estadual Retec (Rede Ensino Médio Técnico). O período foi prorrogado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em uma semana. A data anterior era 3 de agosto.
De acordo com a Secretaria, são mais de 9 mil vagas em 88 municípios do Estado. Em Itapetininga (SP), serão oferecidas 50 vagas nos cursos de Farmácia e Segurança do Trabalho. De acordo com a diretora administrativa de ensino, Monique Cobra, as aulas serão realizadas em escolas de cursos técnicos particulares que têm convênio com o governo. Segundo a responsável, os cursos servem para que jovens possam ingressar no mercado de trabalho e não possui condições para pagar uma escola particular. As aulas estão previstas para começar na próxima segunda-feira (13).
É importante que os alunos que se inscreverem e foram sorteados efetuem as matrículas nas respectivas instituições em que farão o curso. A matrícula é fundamental para que os estudantes garantam a vaga e possam frequentar as aulas.
A Retec é destinada aos alunos que, no ano passado, frequentavam a 2ª série do Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas estaduais. Os cursos estão distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo MEC de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.
Lançado em julho de 2011, o programa tem como proposta articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica.
A educação técnica profissional é oferecida em duas modalidades, uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio. Na concomitante, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública.
No modelo integrado, a formação básica e o ensino técnico são oferecidos em um único curso estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza.
A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.
Fonte: G1