Mercado imobiliário está aquecido há dois anos em Itapetininga
quinta-feira, 5 de abril de 2012A venda de imóveis cresceu nos últimos dois anos em Itapetininga (SP). A informação é do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).
Segundo a entidade, a venda de casas cresceu 20% em 2011, se comparado a 2010. Já no primeiro bimestre de 2012, a compra de imóveis aumentou 15% na região, conforme mostra a reportagem do Tem Notícias.
De acordo com o delegado municipal do Creci, João Carlos Coelho, a expectativa é de mais crescimento. “A tendência até o fim do ano é que as vendas cresçam ainda mais”, afirma.
Ainda de acordo com dados do Conselho, o aquecimento no setor não é só para imóveis prontos. Projetos na planta também estão em alta. A maioria é comercializada em sistema de financiamento: pelo menos 80% dos negócios firmados são pelo sistema de crédito.
Para o economista Helder Bocaletti, quando se compara o valor do aluguel e as prestações de um financiamento, o consumidor vê que é mais vantajoso adquirir o imóvel próprio. “Com isso, o comprador opta pela compra do imóvel. Devemos considerar também que a estabilidade econômica influencia. O consumidor sente que tem mais estabilidade de trabalho”, comenta.
Os programas do governo, como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, também são alternativas, principalmente para a população de baixa renda. A maior procura é por apartamentos ou casas de até R$ 100 mil. Outra característica dos compradores é que muitos têm procurado a cidade trabalhar, estudar e até mesmo investir.
O gerente imobiliário Ewerton Pires afirma que o município tem recebido muitas pessoas até mesmo de outros estados. Isso tem contribuído para o crescimento. “Com essa chegada de pessoas, começam também os investimentos. Temos alugado vários imóveis comerciais para empresários que querem investir na cidade. Isso contribui ainda mais para o desenvolvimento econômico do município’, afirma.
Com esse movimento, os imóveis também estão mais valorizados. Segundo o delegado do Creci, os valores do terreno, dos materiais de construção e da mão de obra subiram. “É a lei da oferta e procura”, comenta.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Chuva na madrugada de terça deixou rastro de estragos em Itapetininga
- Votação de aumento de vereadores é adiada em Itapetininga
- Semana de Ciência e Tecnologia de Itapetininga recebe inscrições
- Máquinas caça-niqueis são apreendidas em Itapetininga, SP
- Ponte danificada prejudica moradores de bairro de Itapetininga