Moradores ajudam na limpeza de santinhos em Itapetininga
quarta-feira, 10 de outubro de 2012Com os vereadores e prefeitos eleitos na maioria das cidades da região de Itapetininga (SP), agora começa o trabalho de limpeza das ruas.
Em Itapetininga, a sujeira foi tanta que em alguns locais os próprios moradores ajudaram a recolher o material acumulado com propagandas eleitorais.
A Praça Peixoto Gomide, que abriga diversas seções eleitorais, muitos papéis e encartes de candidatos foram jogados no chão.
Além de tornar o ambiente sujo, o material aumenta o risco de causar acidentes. Muitas pessoas acabaram escorregando nos papéis. Em alguns pontos, é difícil até mesmo de ver a rua ou calçada.
A empregada doméstica Luzia da Silva acordou cedo para votar e viu seu caminho tomado pelos candidatos da cidade, todos impressos em papéis jogados pelas vias. “Deveria ser mais organizado. Menos sujeira, menos bagunça nas ruas”, diz.
Muitos pontos da cidade já começaram a receber limpeza na manhã desta segunda-feira (8). Os funcionários da prefeitura de Itapetininga tiveram muito trabalho para limpar a sujeira.
José Donizete Carriel, chefe do setor de limpeza, é bem categórico sobre o destino das propagandas. “É muito papel. Como a gente tem o aterro sanitário, o local destinado para descartarmos esse material é lá”, afirma.
A professora Rosane, que trabalha na escola Professor Abílio Fontes, uma das escolas que recebeu seções eleitorais, acabou ajudando o pessoal da limpeza. “Está muito feio. Poderia passar bem sem esse lixo”.
Com a proibição de entregar os encartes com propagandas políticas, conhecidos como ‘santinhos’, muitos militantes acabam jogando os papéis nas ruas com o intuito de que algum eleitor sem candidato aproveite para votar.
E para combater essa ação, muitos eleitores conscientes evitam votar nos candidatos que atuam desta forma. A aposentada Jacinta é uma dessas. “Eles estão implorando voto. Eu não voto. E minha vizinha falou que também não”, deixa bem claro a eleitora.
José Antônio, auxiliar de serviços gerais, também ajudou na hora da limpeza. Ao varrer parte da rua e calçada, ele comenta que todos devem refletir sobre o que realmente é o papel da eleição. “É o bom exemplo e a democracia. Deveria ser diferente, com camisetas ou tambores de lixo. Está errado isso”, conclui.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Escola Livre de Música abre inscrições em Itapetininga
- Manifestação do MST interdita pista da Raposo Tavares em Itapetininga
- Dia Mundial contra a Aids terá atividades em Itapetininga, SP
- Dupla assalta casa em condomínio de luxo em Itapetininga, SP
- Preço da gasolina em Itapetininga está entre os mais baixos de SP