Obra parada provoca erosão em chácaras em Itapetininga
sexta-feira, 6 de julho de 2012Moradores do bairro Ponte Alta em Itapetininga, pedem melhorias para a principal via de acesso do local. Eles apontam que há de um ano e meio foram iniciadas obras na avenida Riga, mas o trabalho não foi concluído, o que gera transtornos.
O funcionário público Ailton Gomes conta que a Prefeitura iniciou a estrutura para asfaltamento. Foram colocadas guias e construídas galerias pluviais em alguns trechos. Uma placa também chegou a ser instalada apontando que as obras estavam avaliadas em aproximadamente R$ 200 mil, mas o serviço foi paralisado.
Na avenida existem 12 casas, além de três empresas. Com o abandono das obras, também não houve manutenção da via que continua em terra. A partir daí, os problemas começaram. A moradora Gercina Gomes conta que o mato está tomando conta da rua, além de crateras que são abertas pela água da chuva. “Existe o risco de um acidente, pois uma das crateras está encoberta por mato. As crianças costumam brincar aqui”, afirma.
As chuvas também agravaram os problemas. A água da enxurrada provocou erosões. Com isso, há dificuldade de locomoção de veículos e pedestres. A água também teve o curso desviado pelas canaletas e está atingindo as propriedades.
O comerciante Plauto Faria Rosinha tem uma chácara na área. Ele conta que uma parte do terreno não pode ser utilizado devido à enxurrada que se desvia para o local. “O prejuízo é total. Se eu quiser utilizar ou plantar nessa área, não terei sucesso. Ainda por causa disso, a parte de eucaliptos também é afetada. Tem várias árvores apodrecendo”, afirma.
Segundo Ailton Gomes, a Prefeitura já foi procurada mais de uma vez, mas sem solução. “Eles sempre afirmam que as máquinas virão na próxima terça-feira, no entanto as máquinas nunca chegaram. Então a gente fica nessa expectativa querendo fazer em qual terça-feira essas máquinas irão aparecer, afinal durante o ano existem várias terças-feiras”, ironiza o morador.
A Prefeitura informou que as chuvas recentes atrasaram os serviços que estavam pré-agendados. A recuperação do local está na programação da Secretaria de Obras e o Serviço e deve ser executada nos próximos dias.
Sobre o mato alto, a fiscalização irá até o local e deve notificar o proprietário para que faça a limpeza.
Falta iluminação
Outra reclamação dos moradores é sobre a falta de manutenção das lâmpadas dos postes de iluminação pública. De acordo com o caseiro Fernando Tavares, existem aproximadamente cinco pontos escuros. “Já foi solicitada a manutenção, mas até agora ninguém tomou providência. Somos obrigados a caminhar trechos apagados”, comenta.
De acordo com a Prefeitura de Itapetininga o pedido para a troca das lâmpadas queimadas deve ser feito pelo telefone 156. O serviço é realizado em até uma semana.
Fonte: Prefeitura de Itapetininga