Pais reclamam da falta de vagas em creches de Itapetininga
terça-feira, 24 de abril de 2012Moradores de Itapetininga (SP) estão reclamando da dificuldade em conseguir vagas para os filhos em creches perto de suas casas.
Uma mãe, que não quis se identificar, diz que conseguiu vaga apenas para uma das filhas gêmeas na creche localizada no bairro onde mora. Ela informa que, enquanto uma está na escola, a outra passa o dia todo em casa. A mãe também conta que o nome da outra filha está há um mês na lista de espera e que ainda não obteve resposta. “A diretora falou que eu precisava procurar a central de vagas. Fui até lá e consegui vaga só para uma. A outra ainda não”, relata a mãe.
Outra moradora, que também prefere o anonimato, diz que a situação está prejudicando a filha mais velha, que não pode trabalhar porque tem que ficar cuidando da irmã, de apenas oito meses, por falta de vaga no berçario próximo à casa dela. “Minha filha está na lista de espera, mas já foram quatro tentativas e nada de conseguir uma vaga”, argumenta a mulher.
Para conseguir uma vaga em creche perto da casa ou trabalho, os pais devem fazer a indicação de qual unidade é melhor, mas nem sempre a opção escolhida está com vaga disponível. Segundo a Secretaria de Educação da cidade, a criança deve ser matriculada em outra escola e solicitar a transferência, tendo que aguardar a disponibilidade.
Atualmente são 32 creches municipais para atender mais de 5,3 mil crianças em Itapetininga. Os pais podem indicar até 20 unidades diferentes para facilitar a matrícula. De acordo com a Supervisora de Ensino, Samantha Galão Figueiredo, existem 158 vagas disponíveis nas escolas de educação infantil. As transferências são feitas conforme a lista de espera e disponibilidade de vaga e podem demorar algum tempo.
Fonte: G1