Prefeitura de Itapetininga inicia obras do Atende Fácil
segunda-feira, 14 de maio de 2012Em um único local serão prestados mais de 100 serviços, com rapidez e eficiência ao munícipe. Assim será o “Atende Fácil”, um projeto que deve ser implantado já no segundo semestre do ano pela Secretaria Municipal de Administração e Finanças e que tem por objetivo melhorar o atendimento à população, proporcionando maior controle e transparência nas informações municipais. Esse é mais um produto do Projeto PNAFM (Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros).
O objetivo do projeto, onde estão sendo realizados investimentos visando à modernização de diversos setores administrativos diretamente ligados ao atendimento ao cidadão, é aprimorar a atividade administrativa desempenhada pela Prefeitura de Itapetininga diretamente ligada ao atendimento ao cidadão.
Através do “Atende Fácil” o cidadão será atendido com qualidade e no menor tempo possível, tendo acesso a informações precisas, desburocratizadas e simplificadas. Além disso, o novo recurso garantirá transparência, acessibilidade para todas as pessoas independente da idade, limitação de mobilidade ou percepção. “A população não precisará mais ficar indo de um setor para o outro. Todas as solicitações dos cidadãos podem ser feitas no “Atende Fácil”, contam os coordenadores do Projeto PNAFM, Nancy Fiúza e Luiz Carlos.
Com estas mudanças, o atendimento de diversas Secretarias da Prefeitura ficará centralizado, por meio de um sistema integrado de dados, o que facilitará a comunicação entre as diversas áreas do Executivo. Por meio do programa serão prestados serviços envolvendo as áreas de Protocolo, Dívida Ativa, Cadastro Mobiliário, Dipam, Execução Fiscal, Fiscalização de Obras, Fiscalização de Posturas, 156, Guarda Municipal, Meio Rural, Engenharia, Fiscalização de Tributos e Trânsito. Além disso, também haverá atendimento especializado para os Microempreendedores.
Para ser atendido, basta se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão, no “Atende Fácil”, que funcionará no Paço Municipal, O atendente encaminhará o pedido para o setor responsável e dará o prazo para a conclusão do atendimento.
A coordenadora do Projeto PNAFM Nancy destaca que esse projeto é um passo muito importante na modernização dos serviços oferecidos pela Prefeitura. “Inicialmente, 15 funcionários trabalharão no “Atende Fácil”. Eles passarão por um período de capacitação onde terão condições de auxiliar em todos os serviços prestados pela Central de Atendimento. O projeto foi desenvolvido de acordo com a demanda do fluxo de serviços de cada Departamento. Neste segundo ano de projeto, pretendemos ainda consolidar algumas ações e ao mesmo tempo impulsionar outras.
Concluir a obra de adequação do “Atende Fácil”, selecionar e capacitar os atendentes, adquirir o mobiliário e equipamentos de informática para disponibilizá-la aos cidadãos de Itapetininga constitui-se no nosso grande desafio deste ano. Cremos que o “Atende Fácil” prestará um serviço de qualidade ao nosso cidadão, ao disponibilizar conforto de acomodação, local único para resolver suas demandas, rápido atendimento, funcionários capacitados e imbuídos do conceito de atender bem ao munícipe.
Entre as ações a impulsionar, podemos elencar o redesenho dos Processos de Trabalho do Setor de Compras e Licitações; o inventário, a sistematização e ordenamento do arquivo da contabilidade; o Plano Diretor de informática; a continuidade das capacitações dos servidores; e o plano de cargos e carreiras”, comentou a Coordenadora do Projeto.
Para implantação deste sistema no município, a Prefeitura de Itapetininga estudou e pesquisou os benefícios e também as diretrizes e processos da implantação da Central de Atendimento nas cidades de Guarulhos, São Bernardo do Campo, guia Jacareí e outros municípios, trazendo sempre uma melhoria importante para esses locais.
Conforme informações passadas pela Administração Municipal, foram investidos mais de R$1.000.000,00 na construção do novo prédio que irá abrigar a central e também no mobiliário, equipamentos e treinamento que garantirão agilidade e modernização do sistema. No momento, segundo a Secretaria de Administração e Serviço, as obras de construção do “Atende Fácil”, encontram-se na fundação estrutural do prédio.
Durante o período de obras no Paço Municipal, a Prefeitura de Itapetininga continuará a atender normalmente. A Administração Municipal, no entanto, pede a compreensão de toda a população pelos inconvenientes momentâneos nas instalações no prédio.
Ações realizadas através do PNAFM
Por meio deste programa, a Administração Municipal pretende melhorar o atendimento à população e proporcionar maior transparência nas informações municipais, por isso a Prefeitura de Itapetininga investiu na aquisição de novos equipamentos e na capacitação dos funcionários.
Através do PNAFM, foram adquiridos 65 computadores, quatro notebooks, nove impressoras, dois automóveis, cinco motos, uma perua Kombi e mobiliário que garantirão mais agilidade no atendimento ao cidadão.
Também foram realizados seminários e treinamentos direcionados aos servidores da Secretarias de Administração e Finanças (departamentos de Receita, fiscalização de tributos, fiscalização de posturas) e de Negócios Jurídicos, como é o caso do Semanário, proferido a funcionários ligados diretamente à recepção do público, que apresentou o projeto Arquitetônico da Central e o Plano de Ação para a introdução deste Sistema. Também foi ministrada uma capacitação sobre o novo simples nacional pelo IBRAP (Instituto Brasileiro de Administração Pública) e sobre as novas regras ortográficas para a produção de documentos oficiais dentro do padrão da norma culta da Língua, pelo Instituto Educacional ESA – Unidade Itapetininga.
Conforme a Secretaria de Administração e Finanças, responsável pelo gerenciamento do programa no município, as capacitações e seminários são importantes para o desenvolvimento do programa, visto que o servidor valorizado, qualificado e motivado para o atendimento multiespecializado tem um melhor desempenho no atendimento da população.
Fonte: Prefeitura de Itapetininga
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