Vigilância Epidemiológica faz bloqueio contra a meningite em Itapetininga
quarta-feira, 22 de maio de 2013A Saúde na cidade de Itapetininga começou a medicar alunos e professores da escola municipal infantil da Vila Reis contra a meningite. A medida foi tomada após a morte de uma criança que frequentava a unidade por meningite meningocócica, o tipo mais grave da doença.
O menino, que tinha quatro anos de idade, morreu no último domingo (19). O bloqueio contra a doença começou na manhã desta terça-feira (21). Os alunos da mesma sala vão tomar o medicamento via oral por dois dias.
A medida trouxe mais tranquilidade para as mães das crianças. A autônoma Maria José Antunes Ferreira diz que está mais aliviada, mesmo assim não deve se descuidar dos filhos. “A gente fica de olho no comportamento da criança”, diz. Já a dona de casa Jéssica Alessandra de Oliveira Meira afirma que está assustada. “A gente fica assustada quando aparecem esses casos de meningite”, afirma.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Águida Marcondes, os adultos que tiveram contato direto com o menino também foram medicados. Ela ressalta que todo o bloqueio será feito somente por antibióticos. “Não temos aqui a necessidade de vacinação contra a meningite”, diz.
A morte
O avô do menino, Luiz Carlos Leite, está inconformado com a morte da criança. Segundo ele, no domingo, o menino de quatro anos foi levado ao pronto-socorro do Hospital Regional de Itapetininga com febre alta e outros sintomas. “Ele estava largado, sem quase movimentação no braço, o pescoço não conseguia manter firme sobre os ombros, não conseguia ficar em pé e apresentava um quadro de febre de aproximadamente 40 graus. O medico falou que uma inflamação na garganta”, diz.
Após passar por consulta, a criança foi medicada e voltou para casa. Como o estado de saúde se agravou, a família resolveu levar ao Hospital Samaritano, na cidade de Sorocaba (SP). O avó explica que lá foi feito exame para verificar se era meningite. “Foi tirado o liquido da coluna dele e daí, quando fizeram os procedimentos normais, ele não suportou o tratamento e morreu”, conta.
O laudo do Hospital Samaritano aponta que o menino morreu de meningite do tipo meningocócica.
A tia do menino também sentiu sintomas da doença e está internada no Hospital Regional de Itapetininga. Segundo os parentes, foi colhido material da coluna da jovem para fazer o exame e saber se é ou não meningite. O resultado ainda não foi divulgado.
Alerta
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Águida Marcondes, as pessoas devem estar atentas aos sintomas da meningite. Ela alerta que os sintomas são febre muito alta (em torno de 40º C) e acompanhada de dor de cabeça, rigidez de nuca. “Se o caso evoluir para uma gravidade, uma meningococcemia, o paciente pode entrar em coma e ir a óbito”, destaca.
Ainda de acordo com a coordenadora, para evitar a doença é importante que as pessoas evitem ambientes fechados e prefiram lugares arejados. Também é necessário ter uma alimentação saudável, beber bastante água e lavar sempre muito bem as mãos.
Fonte: G1
Mais notícias sobre Itapetininga:
- Itapetininga: Inscrições abertas para o 1º Torneio de Vôlei de Praia
- Atletas do CCI participam do JORI em Itapetininga
- Moradores ajudam na limpeza de santinhos em Itapetininga
- Passeio Ciclístico de Outono 2011 acontece neste domingo em Itapetininga
- Sem mercado, laranjas apodrecem na região de Itapetininga